Óleos cosméticos

Óleo de Argan para cabelos: propriedades e regras de uso

Óleo de Argan para cabelos: propriedades e regras de uso

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Efeito e composição
  2. Propriedades úteis
  3. Contra-indicações
  4. Recursos do aplicativo
  5. Receitas
  6. Comentários

Em textos publicitários sobre o novo xampu maravilhoso, a combinação de “óleo de argan” é usada de vez em quando. Vamos ver o que este óleo é, se é quase uma panacéia para uma série de problemas de cabelo, e se ele pode ser usado em casa em forma pura ou como parte de máscaras caseiras.

Efeito e composição

O óleo de argão é extraído dos frutos da planta de mesmo nome, que cresce no norte da África. A árvore de Argan marroquino produz frutas semelhantes às azeitonas, mas maiores e carnudas. Destes, o óleo de argan é extraído por prensagem a frio.

O processo de pressionar este método é intensivo em energia e requer uma grande quantidade de matérias-primas, razão pela qual o produto acabado tem um custo bastante alto. Mas é com este método de obtenção que é possível preservar todas as propriedades curativas dos frutos de Argania.

Para o cuidado do cabelo, você deve escolher o óleo para procedimentos cosméticos, uso externo. Não é submetido a tratamento térmico, o que significa que retém elementos mais úteis. Há também óleo de argan culinário, que pode ser usado para o cuidado do cabelo, mas você não deve esperar um grande efeito disso. Seu principal objetivo é cozinhar.

A composição do produto cosmético contém muitas vitaminas e ácidos graxos benéficos, o que permite que você use com sucesso o produto para fins cosméticos - para melhorar a condição e o tratamento da pele e do cabelo. Assim, a vitamina A contida exerce um efeito antioxidante, promove a produção de colágeno, aumenta a taxa de regeneração tecidual e regula o metabolismo da gordura nas células.

Outro antioxidante no óleo de argan - vitamina Eque também é responsável pelo transporte de oxigênio para as células, melhora a regeneração e retarda o processo de mudanças relacionadas à idade nas células.

A vitamina F promove uma melhor absorção do resto dos ingredientes da composição, "monitora" um teor suficiente de umidade nas células, proporciona a hidratação necessária.

Entre os antioxidantes do produto destacam-se os polifenóis, que também restauram as células e as mantêm no pigmento. Os processos de auto-rejuvenescimento, bem como a desaceleração do processo de aparecimento dos cabelos grisalhos nos cabelos, são proporcionados por uma substância de um produto chamado esterol, que tem origem orgânica.

Mais de 80% de óleo de argan consiste em ácidos graxos - palmítico e oleico. Eles são necessários para manter a composição desejada de células e também protegê-los dos efeitos negativos do ambiente. Finalmente, a composição contém os chamados antibióticos à base de plantas que ajudam o couro cabeludo a resistir a fungos, germes e caspa.

Com pequenos danos ao cabelo, os primeiros resultados do uso do produto serão perceptíveis após algumas semanas de uso. Se houver ferimentos graves, levará 4-6 meses de tratamento, o efeito positivo visível do óleo é sentido após 2 meses de aplicação regular da composição.

O termo "regular", neste caso, significa usar o produto pelo menos 2-3 vezes por semana.

Propriedades úteis

A riqueza e a naturalidade da composição permitem falar de um efeito complexo do óleo na pele e no cabelo. Portanto, os ácidos graxos são úteis para extremidades frágeis fracas e finas.O óleo contribui para alisar as escamas do cabelo, para que o cabelo fique mais forte, a "maciez" desapareça, a suavidade e o brilho apareçam.

Influenciando o couro cabeludo, o óleo de argan suaviza e normaliza os processos lipídicos. Isso permite que você esqueça a secura e sensação de aperto do couro cabeludo, elimina a oleosidade excessiva, a caspa (mérito de vitamina F).

Proporcionando um efeito antioxidante e retardando o processo de envelhecimento, o óleo ajuda a fortalecer e nutrir os folículos capilares, fazendo com que o cabelo fique mais forte e mais grosso, menos caia. Com o uso freqüente do produto, é possível evitar o aparecimento prematuro de cabelos grisalhos.

Uso óbvio do produto para cabelos tingidos e descolorados:

  • em primeiro lugar, compensa a falta de umidade que sempre ocorre nos cabelos tingidos;
  • em segundo lugar, ajuda a manter o pigmento na estrutura do cabelo, o que significa maior preservação da sombra e brilho dos cabelos tingidos.

Tingido e os cabelos mais descoloridos muitas vezes se tornam leves e fofos. Isto é devido ao fato de que o corante levanta as escamas do cabelo para penetrar no interior. Como já mencionado, o óleo de argan fecha, suaviza a balança. Devido a isso, o cabelo não fluff, suaviza e mantém a sombra resultante do tingimento por mais tempo.

Assim, é possível distinguir as seguintes áreas principais de uso de óleo de cabelo:

  • tratamento de pontas duplas danificadas, incluindo pontas;
  • tratamento do couro cabeludo (caspa, seborréia oleosa, infecções fúngicas);
  • hidratação e preservação da cor dos cabelos tingidos, prevenção de cabelos grisalhos.

Contra-indicações

O óleo de argan natural é considerado um produto que raramente causa alergias. No entanto, estando saturado com ingredientes ativos, o produto ainda pode causar uma reação negativa do corpo.

Para evitar esse incômodo, ajudará a realizar um teste alérgico. Na forma pura, o óleo é aplicado em uma camada fina no pulso e deixado por 4 horas. Se durante este tempo houve comichão, inchaço, vermelhidão, erupção cutânea, então o uso de óleo (mesmo na composição de máscaras com outros componentes) deve ser abandonado. Se não houver reação negativa, você pode usar o produto.

O uso de óleo não é recomendado para doenças dermatológicas graves do couro cabeludo. Na presença de feridas abertas, queimaduras, abrasões e arranhões. Neste caso, você deve esperar pela cura da pele.

É importante usar produtos de qualidade natural. Óleo de baixo teor ou defeituoso, bem como um produto com prazo de validade vencido, não terá efeito na melhor das hipóteses e provocará reações alérgicas na pior das hipóteses.

O óleo de alta qualidade é vendido em recipientes de vidro escuro e é geralmente equipado com uma tampa doseadora. O país de origem deve ser Marrocos, em casos extremos - países vizinhos. O prazo de validade de um produto natural sem conservantes não é superior a um ano.

Se o óleo armazenado no refrigerador (a saber, deve ser mantido lá) escurece e forma um precipitado, isso indica a presença de impurezas na composição. É improvável que o produto possa ser considerado 100% seguro.

Sobre a presença de impurezas, a propósito, diz o cheiro. O produto natural cheira doce, tem um leve aroma de pipoca. A ausência de cheiro ou de flor âmbar é evidência de que o óleo sofreu alguns procedimentos não previstos pela tecnologia de prensagem a frio.

Recursos do aplicativo

O óleo é adequado para aplicação tanto em cabelos secos quanto úmidos. No primeiro caso, uma pequena quantidade é aplicada no cabelo e nas pontas como spray ou condicionador. É conveniente colocar literalmente algumas gotas de óleo na palma da mão, esfregá-lo um pouco e depois alisar o cabelo, evitando assim que o composto fique nas raízes. Flush não é necessário, você pode começar imediatamente a postura.

Para tratar o couro cabeludo e fortalecer as raízes, aplique o óleo corretamente na base do cabelo. O produto é esfregado no couro cabeludo, enquanto faz uma massagem leve. Então a composição é distribuída ao longo de todo o comprimento do cabelo. Como a maioria das máscaras de óleo, o óleo de argan requer o aquecimento da cabeça, portanto, após a aplicação, é aconselhável colocar uma touca de plástico na cabeça e aquecer-se com uma toalha. Você precisa manter a máscara de uma hora a várias horas, você pode até mesmo deixar para a noite.

Para conseguir um efeito maior do uso de óleo ajuda aquecer isto em um banho de água a 37-38C. Ele aquece rapidamente, por isso antes de aplicar no couro cabeludo você precisa colocar óleo no seu pulso. Se a temperatura parece confortável, você pode aplicar óleo. Se estiver quente por enquanto, deixe o produto esfriar por um tempo.

Deve ser entendido que o produto é muito concentrado e, portanto, recomenda-se usá-lo em sua forma pura não mais do que 2-3 vezes por semana. Um produto mais não diluído é aplicado nas pontas. A combinação de óleo de argan com outros óleos cosméticos ajudará a obter uma máscara segura e eficaz.

É bastante fácil lavar a composição, na maioria dos casos um é bastante, raramente dois xampus que lavam a cabeça. Se você tem medo de que, após as máscaras de óleo, seu cabelo ficar pendurado como “pingentes” e se mostrar gorduroso, você pode adicionar uma colher de chá de bálsamo para o óleo ou máscara com base nele. É útil para esses fins e para a gema do ovo, que é esfregada no couro cabeludo para usar o produto marroquino.

Após o procedimento, você pode enxaguar o cabelo com água, onde o suco de limão ou vinagre de maçã é adicionado. Eles também neutralizam o excesso de gordura.

O óleo de argão pode ser combinado não só com outros óleos, mas também com análogos essenciais. Estes últimos também têm muitas variedades e, portanto, o propósito. Os óleos essenciais são adicionados em pequena quantidade ao produto de argão - não mais do que 2-3 gotas.

Com o óleo marroquino, você pode combinar os óleos essenciais de ylang-ylang, sândalo, óleo de baía. Esses conjuntos aliviam o ressecamento e as pontas duplas. A combinação de produtos marroquinos com óleos essenciais de grapefruit, limão, lavanda, alecrim e bergamota irá salvá-lo do excesso de gordura. De cair fora - sua combinação com os ésteres de eucalipto, neroli, cedro.

Receitas

O óleo de argão tem uma ampla gama de aplicações. Ao adicionar um componente específico a ele, você pode aprimorar uma ação de máscara específica. Considere as máscaras de receitas comprovadas mais populares com produto de argan para resolver vários problemas com o cabelo.

Tratamento De Cabelos Secos

A composição terapêutica desta receita vai reviver o cabelo naturalmente seco, dar-lhes a umidade necessária. Também é adequado para aqueles que estragam os cabelos com manchas frequentes, usando um modelador de cabelo ou um secador de cabelos.

Além do óleo de argan, para a preparação da máscara será necessário óleo de amêndoa e bardana. Os óleos são tomados em quantidades iguais e aplicados ao cabelo. Mantenha por uma hora.

Para cabelos oleosos

A composição irá eliminar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, para que o cabelo permaneça fresco por mais tempo, será menos provável de lavar.

Você pode obter uma máscara misturando 1 colher de chá de óleo de argan, uva e abacate. Duas gotas de óleo de cedro devem ser adicionadas a esta mistura (em geral, são vendidas em pequenos frascos, como óleos essenciais, portanto, será conveniente pingar). Se o comprimento do cabelo estiver abaixo das omoplatas, dobre o número de componentes.

Os componentes da mistura são misturados, aplicados nas raízes, combinando o processo com uma leve massagem, e depois distribuídos por todo o cabelo. O tempo de exposição é de 30 a 40 minutos.

Máscara para o crescimento do cabelo com óleo de argan

O óleo de Argan nutre os folículos capilares, previne o envelhecimento celular. Se você adicionar uma porção adicional de vitaminas A e E, então você pode criar uma máscara que promove o crescimento acelerado do cabelo.

Para este fim, misture 1 colher de chá de óleo de argan e óleo de mamona, digite a mesma quantidade de suco de limão espremido na hora e mel líquido. No último turno, introduza 10 gotas de vitamina A e 5 ampolas de tocoferol.

A máscara é esfregada nas raízes e o resto é distribuído ao longo dos fios. Ela não será muito gorda. Em seguida, o cabelo é seco com um secador de cabelo e deixado nesta forma por 2 horas.

Máscara para cabelos secos

Devido às peculiaridades da composição, esta máscara de óleo marroquino hidrata os fios, restaura sua estrutura e também mantém o pigmento em fios coloridos, aliviando-os da secura. É útil fazê-lo no verão depois de uma viagem ao mar, onde abaixo da influência da água de sol e mar, o cabelo ativamente perde a umidade.

No coração de tal máscara argan óleo e azeite, que são tomadas 2 colheres de sopa. Então você precisa entrar para a mistura de 1 colher de chá de óleos de lavanda e sálvia. Aqueça a mistura em banho-maria e adicione a gema de um ovo. A duração da mistura de tratamento é de 20 minutos.

Composição para o brilho

Se os fios ficarem escuros, ficarem sujos e não couberem bem, o óleo de argan vai ajudar (2-3 colheres de sopa), onde é adicionada a macadâmia ou a manteiga de carité (1-2 colheres de chá). A mistura é aplicada ao longo de todo o comprimento com um ligeiro desvio das raízes (literalmente 1-1,5 cm) e deixada no cabelo durante 45 minutos.

Elixir de cabelo branqueado

Cabelos branqueados e tingidos com mais freqüência do que outros requerem umidade. Eles perdem muita umidade e, portanto, na ausência de cuidados adequados, tornam-se quebradiços, secos e emaranhados. A situação é exacerbada pelo uso regular de fórceps e um secador de cabelo. O óleo de argão permitirá resolver os problemas listados e nivelar os danos causados ​​pela tinta e termofixos.

A máscara é preparada a partir de uma colher de sopa de óleo de argan, que é misturada com a mesma quantidade de suco de aloe. 10-15 minutos antes disso, o pão de centeio sem aditivos deve ser embebido em leite. Quando amolecer, esprema o pão, misture a polpa resultante com uma mistura de óleo e vegetais e distribua-a pelo cabelo. Para aquecer e manter 50-60 minutos.

Para esta composição, aloe vera deve ser tomado de uma planta adulta que tenha pelo menos 5 anos de idade. A folha pré-cortada deve ser mantida por pelo menos dois dias na geladeira, embrulhada em um guardanapo de papel.

Comentários

O óleo de argão, quando usado em cabelos, em geral, recebe muitas críticas positivas. As próprias meninas dizem que o efeito visível é alcançado com o uso regular (pelo menos 2 vezes por semana) do produto.

Ao contrário de outros óleos (bardana, mamona, azeitona), o óleo de argan é lavado pela primeira vez e não causa cabelos oleosos. Além disso, pode ser usado sem medo para jovens de cabelos louros - o produto não leva ao amarelecimento dos fios loiros.

A maneira mais fácil de usar o óleo é colocar literalmente 1-2 gotas em um pente, espalhá-lo sobre todos os dentes e pentear o cabelo sem tocar o couro cabeludo. Isto irá instantaneamente torná-los mais fáceis e fáceis.

A melhor coisa sobre as propriedades curativas do óleo de argan será dizer a foto antes e depois de usá-lo.

Por exemplo, neste caso, o cabelo das meninas não pode ser chamado de mal danificado. É evidente que eles não têm umidade - dicas secas, maciez. Depois de aplicar o óleo de argan (como indicado no recall, por 4 semanas), o cabelo ficou vivo, brilhante, parece saudável e bem preparado.

Um resultado semelhante é demonstrado pelas fotos a seguir. Aqui o óleo foi usado apenas para dicas. Após um mês de uso, as pontas duplas foram seladas, adquiriram uma vivacidade, livraram-se da secura. Por favor, note que o cabelo tornou-se brilhante, o que é especialmente perceptível devido à sombra dos fios.

      A seguinte avaliação do proprietário do cabelo encaracolado. Antes de usar o óleo de argan, o cabelo estava seco e sem vida, fofo. Após a aplicação, os fios ficam molhados e mais lisos.

      Pode ser visto que foi usado como um condicionador de ar antes da instalação. Ajudou a tornar os cachos mais estruturados, garantiu seu brilho.

      Revisão de vídeo sobre o uso de óleo de argan para cabelos, veja abaixo.

      Escreva um comentário
      Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

      Moda

      Beleza

      Relacionamento