Trajes nacionais

Traje indiano

Traje indiano

junte-se à discussão

 
O conteúdo

Os trajes nacionais da Índia são muito diversos e variam de acordo com a nacionalidade, a geografia, o clima e as tradições culturais. Os materiais utilizados para fazer roupas têm uma estrutura de tecelagem diferente, espessura da fibra, cor e ornamentos característicos. Além disso, os padrões no tecido são muitas vezes executados usando bordados.

Um pouco de história

Durante as escavações, numerosas agulhas ósseas e rodas de fiar foram encontradas cerca de cinco mil anos aC. Estudos recentes mostram que, talvez, os índios dominassem o processo de fabricação e processamento da seda muito antes da civilização chinesa, tradicionalmente considerada a pioneira dos tecidos de seda.

Várias técnicas de tecelagem foram usadas na Índia antiga, muitas das quais sobreviveram até hoje. Seda e algodão foram tecidos em vários desenhos e motivos, cada região desenvolvendo seu próprio estilo e técnica. Sob a influência da cultura da antiga Pérsia, os mestres indianos começaram a bordar tecidos com fios de ouro e prata.

Tingimento de roupas na antiga Índia foi praticado como uma forma de arte. Cinco cores primárias foram identificadas, e cores complexas foram classificadas de acordo com suas inúmeras tonalidades. Mestres de tingimento distinguiram 5 tons de branco. A técnica de tingimento mordente era comum na Índia, a partir do segundo milênio aC.

Para a fabricação de seus trajes, os índios usavam outro material - linho. O linho era ideal para suas qualidades e propriedades para o clima quente e úmido da Índia.

No norte do país, muitas vezes usam o xale de Caxemira. É feito de lã de cabra fina. Aquece-se perfeitamente nas noites frias.

Os indianos gostam muito de brocado. Kaftans são muitas vezes costurados a partir deste tecido bordado a ouro.

Traje nacional das mulheres

Na Índia, as opções de roupas femininas são extremamente multifacetadas e estão inextricavelmente ligadas às condições de vida e tradições de cada região individualmente. Ela é sempre incrivelmente bonita, elegante e repleta de uma variedade de ornamentos, bordados e ornamentos.

Fazer essas roupas requer habilidade especial, então alfaiates indianos são altamente respeitados pelo público.

Sari

Fama tradicional - sari - tornou-se mundialmente famosa. Um sari é uma faixa de pano com nervuras, de quatro a nove metros de comprimento, que pode ser jogada sobre o corpo em uma ampla variedade de variações. O estilo mais comum de usar um sari é quando a tela é enrolada na cintura com uma extremidade, e a outra extremidade é coberta com um ombro, expondo a barriga. Sarees de seda são considerados os mais elegantes.

Para ocasiões especiais ou casamentos, o sari é personalizado sob medida. O mestre usa cores e padrões exclusivos para criar uma imagem única. Um fato interessante é que, após a execução da ordem, todos os esboços são queimados. Portanto, dois sarees de férias idênticos não existem.

Sarees tem nomes diferentes em diferentes partes do país. No sul da Índia, um sari branco como a neve decorado com uma borda de ouro, que é usada apenas em ocasiões solenes, é chamado kavanis. Mundu é chamado o sari cotidiano de cores claras. Em Tamil Nadu, leva o nome do Padaway.

Sarees geralmente são usados ​​com uma blusa curta com mangas curtas e um decote profundo no peito que abre o estômago - choli.

Mundum-Neryatkhum

A mais antiga variedade de sarees. Desgastado sem choli. Desde que cobre completamente os quadris, peito e abdômen da mulher, deixando os ombros nus.

Choli lechenga

Esta é também uma variante do traje tradicional feminino.É uma saia (Lang) de vários comprimentos, fortemente queimada e semelhante a um guarda-chuva e choli. O comprimento do lengi depende da idade e do status da mulher.

Representantes de castas superiores podem arcar com uma saia de comprimento máximo. O lechenga-choli festivo é costurado a partir de tecidos caros bordados com miçangas e ouro, e pode ser de várias cores. Embora apenas recentemente roupas vermelhas foram consideradas solenes.

O comprimento do lengi depende da idade e do status da mulher. Representantes de castas superiores podem arcar com uma saia de comprimento máximo. O lechenga-choli festivo é costurado a partir de tecidos caros bordados com miçangas e ouro, e pode ser de várias cores. Embora apenas recentemente roupas vermelhas foram consideradas solenes.

Para as meninas, o traje tradicional consiste em lengi, choli e roubo, que eles jogam sobre si mesmos, como um sari. Ao atingir a idade adulta, eles já preferem usar um sari clássico.

Salwar kamiz

Ou shalvar-kamiz - outro tipo de traje nacional feminino, mais comum nas partes do noroeste do país (região de Punjab). É muito popular entre a população feminina, especialmente as jovens. Consiste em calças largas (salwar) estreitas no fundo dos tornozelos e uma túnica (kamiz), chamejando até o fundo e tendo cortes nas laterais. Shalvara drapeja lindamente em muitas dobras.

Muitas vezes, as mulheres usam um véu cobrindo suas cabeças com salwar kamiz. É chamado dupatta. Na antiguidade, apenas as mulheres indianas das maiores castas podiam usar dupatta. Agora ela está disponível para todos e é parte integrante do traje festivo. Dupatta costurar chiffon, brocado, seda, algodão - isso depende do estilo de salvar-kamiza.

Salvar-kamiz mais popular entre as estrelas de Bollywood.

Pattu pawdai

Este vestido é para uma garotinha indiana. O traje tradicional das crianças é feito de seda. Esta é uma túnica que cai quase nos dedos dos pés. A pawad mais popular entre a população do sul da Índia. Durante cerimônias importantes, as crianças se vestem neste traje.

Churidar kurt

É um tipo de shalvar kamiz. Neste caso, as calças (churidar) são afuniladas e muito bem ajustadas na perna logo abaixo do joelho. Estas calças combinam-se perfeitamente com uma túnica alongada (Kurt). Ao contrário do kamiza, um kurt solto, mais curto com uma bainha arredondada.

Anarkali

Vestido leve de flare luxuoso. Anarkali sempre tem uma cintura alta e um comprimento suficiente para que possa ser usado separadamente, não combinando com calças. É isso que atraiu as mulheres europeias. Quem gosta de usar roupas recentemente em estilo indiano. Anarkali esconde perfeitamente as falhas de qualquer forma.

Mekhela Chador

Uma roupa característica das mulheres assamesas.

Este tipo complexo de traje consiste em três partes:

  1. A parte inferior é chamada mekkhela. Esta é uma seção razoavelmente larga de tecido, que é dobrada, formando muitas dobras no lado direito e mergulhada nelas com um cinto. Apesar da presença de fitas no tecido, elas não estão amarradas.
  2. A segunda parte do traje é o chador. Este é um tecido que tem dobras de forma triangular, de comprimento muito longo. Ela fecha o tronco de uma mulher de cima.
  3. E a última parte é o ich. Coloque o último sobre o chador.

Este traje não é adequado para uso diário, é usado em situações especiais, em celebrações importantes.

Fato nacional masculino

A roupa nacional masculina, assim como a feminina, é única e original, mas não é sem conforto e elegância. Nenhuma festa ou comemoração é possível sem roupas em trajes tradicionais.

  • Dhoti é um pano de algodão comprido, de até 6 metros, de cor clara, na maioria das vezes branca. Este tecido é envolvido em torno dos quadris, de modo que as extremidades são passadas entre as pernas e amarradas em um nó na cintura.Anexado tal projeto para o cinto, terminando o que indica o status do proprietário. Pinturas e ornamentos no cinto - parte integrante de um índio rico.

O comprimento do dhoti, como o lengi nas mulheres, varia de acordo com o status social do homem. Pessoas comuns em áreas rurais usam dhoti encurtado, pois é mais conveniente e não interfere no trabalho. Devido à influência da cultura ocidental, o dhoti está sendo cada vez mais suplantado por roupas européias comuns. Mas ainda é parte integrante dos eventos oficiais.

Dhoti é usado com uma camisa normal ou com uma jaqueta - uma camisa de corte reto alongada que atinge os joelhos.

  • Lungi - uma tela longa, que às vezes é na forma de uma saia. Eles estão enrolados nas pernas e nos quadris de um homem. Lungi é muito popular no sul do país, já que é difícil usar calças regulares com alto calor e umidade. Um lungi permite que você se esconda do calor sem obstruir a ventilação.
  • Shervani é uma jaqueta ou casaco alongado, cujo comprimento chega até os joelhos. Um pré-requisito para usar é abotoar. Parece bom com calças largas shalvarami e com churidara estreito. Ideal para homens altos. Os rajas locais não poupam, comprando chervans, bordam-nos com ouro, pedras preciosas, cetim. Afinal, nada acrescenta graça e estatura como um luxo chervani.
  • O turbante é e continua sendo o cocar mais famoso do traje nacional indiano. Quantas províncias na Índia, muitas variações de um turbante podem ser encontradas em todo o país. Já está esquecido o propósito original do turbante de salvar a cabeça do superaquecimento em uma tarde quente. Mas o pano molhado, enrolado em volta da cabeça, quase todo o dia estava esfriando, dando frescor.

Agora o turbante é um indicador do status do dono, sua religiosidade. Existem diferentes tipos deste manto. O modelo mais famoso é o Mysore Peta, sem o qual o traje indiano de Raja não funcionava.

Um elemento adicional da roupa masculina representativa da mais alta casta era o cordão, que os índios consideravam sagrado. Era necessário usá-lo sobre as roupas, tendo se cingido no peito e nas costas.

Trajes de dança indiana

A dança indiana, como o traje indiano, é única e única. Há muitos estilos e tendências, então os figurinos de dança também são muitos. Normalmente, danças indianas clássicas, kathak e danças pop são dançadas em saris. Para o estilo Bharatanatyam, a famosa dançarina Rukmini Devi Arundale modificou o sari, dando a imagem de um grande “pijama”. A borda dourada que emoldura as bordas dos elementos do vestido tornou-se um elemento obrigatório deste traje.

Dança clássica Mohiniatta se distingue pela sua melodiosidade, graça e beleza, e, portanto, os trajes dos dançarinos são sempre realizados em cores brancas com detalhes dourados. Um avental de ouro, usado sobre uma saia branca como a neve, empresta charme à dança. Essa dança foi criada como a dança das sacerdotisas do templo, então os figurinos refletem essa ideia.

Se a dança não é clássica, mas estilizada para ela, então a música indiana e a moderna podem ser usadas. Portanto, tal dança permite o uso de salwar kamiz, lechenga-choli e outras combinações de roupas tradicionais.

O estilo de dança de Bollywood é um fenômeno muito popular na Índia moderna. A dança atrai jovens e garotas modernas com seu vigor e caráter de massa. Portanto, os trajes para o estilo de Bollywood sempre têm o mesmo corte, comprimento e estilo, mas devem ser cores diferentes. E só o solista pode se destacar da multidão.

Os trajes infantis para dançar geralmente não são muito diferentes dos adultos, exceto pelo comprimento e número de decorações. Como regra geral, as meninas usam saias mais curtas e o número de braceletes é minimizado para a conveniência de jovens bailarinos.

A longa colonização da Índia pela Grã-Bretanha não passou despercebida e se refletiu em todas as esferas da vida indígena.A cultura ocidental deixou uma marca indelével na imagem do índio moderno. Cada vez mais, você pode encontrar nas ruas da cidade jeans europeus ou camisetas. As crianças preferem roupas modernas. No entanto, os indianos valorizam muito sua cultura e expressam sua originalidade de todas as maneiras possíveis, aparecendo em recepções cerimoniais, casamentos e outros eventos significativos em trajes nacionais tradicionais masculinos e femininos.

Por outro lado, tentando diversificar seu guarda-roupa e trazer elementos de sabor oriental, as mulheres européias usam constantemente elementos em estilo indiano em suas imagens.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento