Ofensa

O que fazer se você se sentir ofendido?

O que fazer se você se sentir ofendido?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Representando a "vítima"
  2. Lidando com insultos

A queixa é uma reação natural às ações agressivas e más dos outros. Em muitos casos, o ressentimento ajuda a defender seus interesses e direitos, dando impulso à retaliação. Mas e se, como te parece, te ofendem com muita frequência? Como se comportar se o seu ente querido se ofende? O artigo se concentrará em como responder a situações tão desagradáveis.

Representando a "vítima"

Nossa reação às ações dos outros é muito individual. Mas concorde, quando você vê uma pessoa excessivamente caprichosa e desafiadoramente vulnerável, você quer evitar uma comunicação próxima com ele.

Certamente todos pelo menos uma vez conheceram tais pessoas, mansos e não-agressivos, mas certamente ofenderam literalmente o mundo inteiro. Com eles, na verdade, muitas vezes há problemas, que eles sentem muito e difícil de experimentar. No trabalho, eles não gostam, apesar dos méritos. Até pessoas próximas costumam machucá-las.

O próprio homem submete-se docilmente a tudo o que acontece, não entra em conflito direto com ninguém. O papel do sofredor está firmemente ligado a ele.

O fato é que todas as pessoas são capazes de sentir raiva, ansiedade, agressividade e outras emoções. Mas sentimentos fortes, tendo surgido na consciência como uma reação a eventos e situações, requerem algum tipo de saída. E aqui estamos falando sobre a capacidade ou incapacidade de expressá-las e experimentá-las.

Caráter de especialistas, que foram descritos acima, os especialistas chamam de masoquista. Neste caso, não estamos falando de preferências sexuais. Isto se refere à própria vingança inconsciente, devido ao fato de que uma pessoa não possui as técnicas de uma onda adequada de emoções.

Na maioria das vezes, são aqueles cujos pais suprimiram estritamente quaisquer manifestações dos sentimentos de seus filhos. Eles poderiam culpá-lo ou repreendê-lo por chorar, por gargalhadas altas ou inadequadas, na opinião dos pais, um grito, mas simplesmente uma frase. Como resultado, uma pessoa se acostuma a esconder absolutamente todas as emoções em si mesmo. Incluindo agressão justa.

O ponto principal é que, na idade adulta, essa pessoa realmente se proíbe de experimentar emoções fortes, vivê-las e dar-lhes uma solução adequada. Ele é humildemente contido, mesmo nas situações mais notórias, o que muitas vezes causa irritação aos outros e um desejo de ainda provocá-lo a agir.

Um protótipo de conto de fadas muito preciso de uma pessoa com traços de caráter masoquista é a Cinderela. Manso, gentil, não correspondido ao mal e à grosseria da garota. Ela causa desprezo e forte ódio entre irmãs e madrasta. Sem lhes dar absolutamente nenhuma, mesmo verbal, repulsa, ele os move para inventar todas as zombarias novas e mais sofisticadas.

Naturalmente, algumas questões surgem aqui. Se uma pessoa, de fato, inconscientemente suprime a raiva em si mesma, isso não é bom? Ele não está feliz, proibindo-se de ter sentimentos negativos em relação aos outros? A resposta para ambas as perguntas: infelizmente, não.

Emoções reprimidas causadas por situações desagradáveis ​​não levam a nada. Mas desde que uma pessoa não os experimenta e não expressa seus ofensores, experiências difíceis estão se voltando contra ele.

Reclamação desenvolve-se em autoagressão. Portanto, em situações difíceis, quando tal pessoa sofre insultos, escárnio ou opressão, é muito mais fácil para ele permanecer uma ovelha humilde. Então outra pessoa será má e culpada. Sendo indiferentes, as pessoas com tal peculiaridade de caráter retêm em suas mentes sua própria imagem enegrecida, o que é muito importante para elas.

Você pode ter aprendido nos traços de caráter descritos de alguém de seus entes queridos ou de si mesmo. Em seguida, vamos falar sobre como se comportar quando ofendido.

Lidando com insultos

Psicologia dá muitas recomendações sobre como conduzir adequadamente a si mesmo em caso de insulto, grosseria e outras ações desagradáveis ​​por outros. No entanto, absolutamente nenhuma instrução universal para todas as ocasiões, é claro. Em cada situação específica, somente você pode avaliar sua gravidade e gravidade e decidir como reagir a ela.

  • O problema é melhor passar por você do que pensar neles. Aprecie sua calma e cuide dos seus nervos. Pese antes de tudo o que aconteceu. Entenda as razões para o comportamento daquele que ofendeu você. Talvez a situação tenha acontecido por acaso e você realmente não quisesse causar o mal. Se o abusador pediu desculpas sinceras, então é melhor perdoá-lo e, assim, fornecer um serviço para si mesmo, deixando de lado seu negativo.
  • Antes de decidir responder, pense em como será visto de fora. Digamos que um colega lhe deu uma piada de mau gosto e você saiu em resposta a maldições. Isso não estraga sua imagem? As pessoas são atraídas por aqueles que são calmos e adequados, capazes de tratar os erros com compreensão, de não serem dispersos por ninharias. Descer ao nível do ofensor ou mesmo tentar ultrapassá-lo é feio e indigno.

Se você sentir que está sendo provocado e tentando ofender, pode avisar a pessoa com muito tato. Diga calmamente que ele está prestes a atravessar a fronteira e suas palavras (ou ações) são desagradáveis ​​para você.

  • Se quaisquer ações ilegais foram cometidas contra você, você tem todo o direito de entrar em contato com a polícia. Desmame ou dano de coisas e propriedades, ameaças obscenas e insultos, o uso de violência, mesmo que leve, é uma violação da lei. O pedido para as autoridades competentes irá conter o valentão e dar uma boa lição ao insolente.
  • Talvez você seja muito propenso a ser sensível. Você se magoa muito com qualquer piada que lhe seja dirigida, parece que todas as pessoas estão constantemente incomodando você, e o amado faz tudo para te irritar. Neste caso, é necessário trabalhar com isso. Tente não piscar imediatamente, mas role de forma objetiva e avalie a situação. Faça uma reclamação com calma. Pode ser que o próprio criminoso estivesse pronto para se desculpar, mas você o assustou com sua raiva.
  • Dói quando um ente querido ofende. Se ainda estamos prontos para desistir de pessoas que nos são indiferentes, então, no caso de um mau comportamento de um namorado, marido ou esposa, os sentimentos negativos e o ressentimento são multiplicados às vezes. Com um ente querido, vale a pena ser especialmente cuidadoso ao expressar emoções. Você precisa de uma "guerra" em um relacionamento?

Dê a um ente querido a chance de explicar, entenda o que aconteceu. Freqüentemente, o amado está pronto para corrigir tudo e se arrepende sinceramente, mas nós, sucumbindo às emoções, certamente quereremos nos vingar e nos machucar em retorno. Por causa disso, há brigas e escândalos prolongados e desnecessários.

  • Há pessoas que são grosseiras, rudes e magoadas intencionalmente. É melhor não honrá-los com a sua atenção e, se possível, minimizar ou parar de se comunicar com eles.
  • Conversar com uma pessoa em quem você confia geralmente ajuda nas emoções. Conte a ele sobre sua queixa, expresse todos os seus sentimentos sobre isso. Deixando de lado seus sentimentos dessa maneira, é mais provável que vocês se acalmem e reajam mais facilmente aos problemas que ocorreram.

O que fazer se você estiver constantemente ofendido, veja o próximo vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento