Pratos

Bandejas Zhostovo: história e características

Bandejas Zhostovo: história e características

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. História de
  2. Descrição
  3. Variedade de formas
  4. Tipos de desenhos e padrões
  5. Estágios da pintura

A pequena aldeia de Zhostovo, não muito longe de Mytishchi, tornou-se conhecida fora da região de Moscou (e até da Rússia) graças a uma pintura única, colorida e reconhecível entre dezenas de direções relacionadas. Bandejas Zhostovo - um dos símbolos da arte popular russa. Originou-se no século 19, poderia ser compreendido pelo triste destino de muitos ofícios prematuramente desaparecidos, mas a pintura Zhostovo ainda vive hoje.

História de

Em 1825, os artesãos da vila Vishnyakovs, os servos do conde Sheremetyevo, aprenderam na fábrica onde trabalhavam, a tecnologia de envernizar produtos de metal e desenhos de papel machê. Então oficinas que produziram produtos envernizados pintados de papier-mâché apareceram nas aldeias e aldeias da antiga paróquia da Trindade. Há outra versão: o miniaturista Vishnyakov, filho do dono da fábrica da capital, iniciou um comércio famoso.

A confusão que surgiu por causa dos nomes não nos permite dizer com certeza quem se tornou o ancestral das famosas bandejas Zhostovo. Mas na arte existe um conceito que pode ser chamado de "amadurecimento da criatividade". Assim, na própria paróquia da Trindade, em vários dos seus assentamentos, criou-se uma atmosfera que deu origem a uma direção criativa única. E não é mais tão importante quem foi o primeiro: os irmãos Vishnyakov que se compraram na natureza ou um miniaturista com o mesmo sobrenome.

O artesanato de Zhostovo é interessante porque os mestres não tinham amostras, escreviam de acordo com a imaginação, improvisação. Mas por trás dessa improvisação havia uma clara compreensão das regras e técnicas aperfeiçoadas. Para ser justo, deve ser dito que os motivos para pintar as bandejas foram tirados pelos mestres de Zhostovo dos artistas do Tagil. A pesca do Tagil é um século mais antiga que a Zhostovo e caracteriza-se pelo mesmo acabamento das bandejas metálicas.

No século 20, o artel de trabalho Novoseltsevskaya foi formado em Novoseltsevo, uma das aldeias do distrito de Mytishchi. A empresa produziu bandejas de metal com revestimento de verniz. Dois anos depois, mais dois ramos foram formados em Zhostovo - Zhostovskaya Labor e Special Kustar, seguidos por Lakirovshchik e Own Labour (somente em Troitsk). Em 1928, todos eles se fundiram em um único sistema.

A localização geográfica da aldeia estava nas mãos dos artistas: eles poderiam, sem usar os serviços de intermediários, vender mercadorias em Moscou. Também era conveniente comprar matérias-primas para o trabalho. Ao mesmo tempo, os primeiros anos soviéticos não eram fáceis para os senhores de Zhostovo: era hora do realismo social e do naturalismo na arte, o ofício tradicional tornou-se irrelevante. Mas os artistas conseguiram manter a direção, interesse em que reapareceu durante o “degelo” do Khrushchev. Criações russas chegaram a exposições internacionais, e a demanda estrangeira gerou produção em massa de souvenirs baratos.

Hoje você pode visitar o museu mais interessante em Zhostovo, excursões informarão visitantes pequenos e grandes não só com bandejas famosas, mas também com outra louça pintada, técnica sem igual, assuntos e características do ofício antigo.

Descrição

O motivo-chave da pintura de Zhostovo era um buquê de flores. Na direção criativa, há uma combinação clara da natureza realista da forma vibrante da flor e da comunidade decorativa, que é semelhante à pintura tradicional pintada à mão que adorna as rodas de fiar, baús e tuyasochki. Colocando essa decisão de buquê de flores é um desenvolvimento de longa data de esquemas decorativos, eles podem ser vistos um conjunto de flores no jardim - este é o buquê montado, um buquê de rosas, uma guirlanda e uma coroa de flores.

Obras Zhostovo tem duas características principais.

  • Cores brilhantes. Fundo preto tradicional, mas com ele aparecem versões azul, verde e vermelho. Ao longo das bordas da bandeja - luz ornamento floral torcido.
  • Tecnicidade, padrão de desenho tradicional. O artista trabalha com um pincel largo - habilmente esboça uma composição na própria bandeja. Enquanto trabalha, garante que a imagem floral é bastante expressiva, assim como a localização rítmica de pontos coloridos.

Escovas do esquilo dos mestres do trabalho e pintura de óleo. A tinta é tradicionalmente diluída com óleo de linhaça, as escovas são lavadas em solução de terebintina. Cada artista tem uma rica coleção de pincéis: de fino, com uma agulha grossa, até o maior. E cada pincel trabalha seu próprio traçado.

Variedade de formas

Hoje, os produtos manufaturados são estampados em prensas profissionais que permitem que você defina o produto em qualquer formato. Se o espaço em branco estiver estampado, inicialmente o esboço é desenhado com um estêncil e, em seguida, é cortado e estendido na prensa elétrica.

Mas também há pedidos exclusivos e, em seguida, o mestre manualmente forja utensílios. Koval pega uma folha de ferro, corta a forma com uma tesoura especial, depois bate a forma e a puxa para fora. A borda do produto é enrolada, o fio é colado a ele, o que dá uma forma de alívio ao produto e ao mesmo tempo o fortalece. Naturalmente, um produto forjado a mão será muito caro.

Bandejas Zhostovo podem ser:

  • rodada;
  • oval;
  • guitarra;
  • octogonal;
  • retangular (opção frequente);
  • alado (com bordas recortadas);
  • combinado.

Não se pode dizer que uma forma é mais popular que outra: as bandejas redondas e ovais parecem mais tradicionais, mas a guitarra é procurada, e os produtos combinados encontram seus clientes (e, a propósito, tornam-se um destaque interior).

7 photo

Tipos de desenhos e padrões

No século XXI, a canonização rigorosa, quando o fundo deve ser claramente preto e não mais, não é mais observada. As cores de fundo prata, vermelho e malaquita não são mais inesperadas em relação às bandejas Zhostovo. Mas as flores continuam sendo o principal padrão da arte. Os zhostovistas tomaram esse tema dos mestres dos Urais, que também interpretaram artisticamente a beleza das flores de campo e jardim.

Bandejas pintadas no estilo Zhostovo têm muitas nuances reconhecíveis.

  • Centro de composição com grandes plantas, por isso, mesmo com tamanha brio, como uma flor crescendo no meio da bandeja. Ao longo das bordas - flores menores.
  • A impressão principal é um buquê floral ou uma coroa de flores, Ornamentos obrigatórios e florais, diferindo em complexidade.
  • A escolha das cores de acordo com a decisão pessoal do autor. Cada artista retratou em uma bandeja aquelas flores que ele gostava de si mesmo.
  • Modern expansão de temas e padrões. Os mestres de hoje da pintura de Zhostovo pintam naturezas-mortas, pássaros, animais, paisagens e várias imagens temáticas.
Plantas grandes
Coroa de flores
Autor
Com pássaros

Criatividade é um processo vivo. Os mestres modernos, continuando e glorificando a direção eminente, estão em busca de novas idéias (formas, padrões, cores). Isto não contradiz os cânones, mas desenvolve a pintura de Zhostov, parcialmente incorpora-a em investigações criativas reais, de modo algum despersonalizando, sem privar de individualidade.

Devo dizer que esta tendência artística também sofre muito com os fraudadores que fazem falsificações e as passam por bandejas reais da Zhostovo.

Mas um falso do original pode ser distinguido.

  1. O logo do selo da oficina que o produziu definitivamente é sobre este produto.
  2. Bandejas falsas podem ter bordas afiadas, mas verdadeiros mestres nunca permitirão tal falha - as bordas certamente serão roladas. O processamento de bordas é necessário não apenas do ponto de vista artístico, mas também para que a bandeja ganhe força.
  3. Essa bandeja é bem grossa: ele deve ser assim para manter o samovar e os pratos que são servidos com ele. Se você colocar algo pesado na bandeja, mas ele se inclinou - este não é um produto Zhostovo genuíno.
  4. Esta bandeja tem uma superfície espelhada. É repetidamente preparado, cada camada deve ser polida. E o verniz na superfície impõe pelo menos duas camadas, cada uma delas é polida. Pode dizer-se que na bandeja de Zhostovo tudo se reflete como se em um espelho. E se isso não acontecer, significa que o estágio de envernizamento é ignorado, o que só pode ser falso.
  5. A técnica perfeita. Nestes mestres não podem ser linhas tortas, cores maçantes, desenho difuso. Isso é inaceitável, tudo deve estar de acordo com o padrão e as tradições.

Por esse motivo, um produto que é muito barato a priori não pode ser uma bandeja Zhostovo. Esse trabalho duro de múltiplos estágios com controle de qualidade bem comprovado não é barato, mas servirá a bandeja por muitos anos.

Este é um presente maravilhoso se você quiser transmitir um presente de sua terra natal ou apenas para agradar seus entes queridos com uma coisa durável, bonita e clássica.

Estágios da pintura

A pintura de bandejas de Zhostovo também se distingue por sua estratificação. A primeira camada é um revestimento. O mestre da tinta branqueada espalha os pontos coloridos, brotos e folhas em vários esquemas composicionais. Cada ponto deve encontrar o seu lugar e não se afastar da intenção do autor.

Depois disso, a secagem começa e, após a secagem, o mestre prossegue para a segunda etapa, a sombra. Tinta transparente para artista de esmalte coloca detalhes escuros e menores de elementos florais.

O próximo passo é chamado de junta, durante o qual o autor elabora áreas claras com tinta densa e opaca. Então vaiAlém disso, cada mestre é autor: um é pequeno e o outro é largo. O brilho pode ser comparado ao ritmo musical.

O próximo passo é o desenho. O mestre desenha bordas de pétalas leves, as bordas de folhetos, flores, botões. Por exemplo, “fazer uma semente” significa registrar os menores detalhes em botões / flores. Em seguida vem a ligação: A erva suave que preenche os espaços vazios entre os elementos torna a composição uniforme e harmoniosa.

Um mestre presta muita atenção ao encadernar, prescreve meticulosamente os menores detalhes, o outro trabalha com princípios minimalistas. Um autor terá um encadernamento brilhante, outro se encaixará dinamicamente no plano de fundo da bandeja.

Junta
Desenho

Nesta fase, a pintura da bandeja realmente termina: a bandeja é seca e transferida para o ornamentalista.

Se esboçarmos o processo de trabalhar em uma bandeja, isso incluirá várias etapas.

  1. Cor base fraca o mestre desenha esboços de flores e outros componentes da composição.
  2. Em seguida, o artista trabalha em sombras translúcidas. Nesta fase, inflorescências e folhetos são desenhados.
  3. Cores em forma usando o tom de acabamento.
  4. Depois de secar, o autor coloca o brilho da imagem, que vai dar a granel.
  5. Escova fina O autor desenha os menores detalhes do trabalho que o completa.
  6. O trabalho está em andamento no fundo da foto.
  7. Um enfeite é aplicado nas bordas da bandeja. - geralmente são flores ou figuras geométricas. Este procedimento é considerado acabamento, mas ainda é impossível apresentar a bandeja Zhostovo sem ele.

Hoje não é necessário compreender remotamente os segredos da excelência Zhostovo ofício. Em Moscou, abriu o único estúdio Zhostovo, onde os melhores mestres ensinam a todos.

Em cursos especiais, você pode obter uma preparação mais profunda.

Você pode ver mais de perto o processo de produção da bandeja abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento