Pratos

Tudo sobre porcelana Checa

Tudo sobre porcelana Checa

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. Um pouco de história
  2. Prós e contras
  3. Variedades de pratos
  4. Tema
  5. Cores
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Como escolher?
  8. Recursos de cuidados

A porcelana checa é merecidamente conhecida em todo o mundo e é especialmente amada pelo povo da Rússia. No entanto, para não ficar falso no momento da compra, é importante entender as características desses pratos e saber quem os produz.

Um pouco de história

A história da porcelana checa começa no final do século XVIII e, mais precisamente, nos anos 90 do século. O primeiro exemplar de porcelana checoslovaca foi apresentado perto de Karlovy Vary, onde, pouco antes disso, foi descoberto um depósito de caulim ou argila branca. Como as principais matérias-primas necessárias para a produção de porcelana se tornaram de alta qualidade, a região rapidamente se tornou o principal centro de produção desse tipo de panela na República Tcheca. Além disso, a argila checa em si foi transportada para outros países envolvidos na produção de porcelana.

Como naquela época esse território estava sob o controle dos alemães, não é de surpreender que a tecnologia de fabricação alemã fosse escolhida. Além disso, a maioria das fábricas responsáveis ​​pela produção de porcelana checa era propriedade de industriais alemães. No entanto, o custo dos utensílios de mesa checos ainda era menor, com o mesmo nível de qualidade da porcelana inglesa ou alemã. De fato, o segredo da popularidade da porcelana checa estava na combinação das vantagens dos dois países. Do lado tcheco era um material de alta qualidade e confiável, e do lado alemão era uma receita testada pelo tempo para fazer pratos, a experiência de artesãos e o domínio da técnica da pintura elegante.

Prós e contras

A panela da República Tcheca tem várias vantagens significativas, o que explica sua popularidade em todo o mundo. Os produtos têm alta resistência e, durante a operação, você não deve se preocupar com os chips - é improvável que eles apareçam. Esmalte de alta qualidade não tem medo de radiação de microondas, permite lavar produtos em uma máquina de lavar louça, bem como usá-los em altas temperaturas. O impacto dos talheres não causa manchas na superfície das placas, o que também é uma vantagem. Embora o preço da porcelana checa não possa ser chamado pequeno, é significativamente mais baixo do que no caso de cópias alemãs ou inglesas.

A desvantagem é o design, que nem todo comprador gosta. Alguns grosseria e parcelas monótonas muitas vezes se tornam desvantagens deste tipo de panelas. O preço da porcelana checa, ao contrário, refere-se ao segmento médio. Por exemplo, uma espátula de bolo Leander será comprada por mil rublos, e uma mesa posta para seis pessoas da mesma empresa custará aproximadamente 23 mil rublos.

Variedades de pratos

A porcelana checa é mais frequentemente comprada na forma de conjuntos de chá ou conjuntos de mesa, combinando o número máximo de objetos, e não apenas pratos e xícaras com copos. Por exemplo, um conjunto de chá para 6 pessoas pode consistir em 15 itens, incluindo um bule de chá, um açucareiro, uma jarra de leite e um conjunto de pires com xícaras. Uma mesa típica para 6 pessoas consiste em 24 itens. Em seis casos, neste caso, várias placas são apresentadas: profunda, superficial e sobremesa. Além disso, o pacote inclui um prato oval, um prato redondo, um par de saladeiras, um saleiro e uma panela redonda em um suporte. Dos pratos incomuns relacionados com a porcelana checa, deve mencionar-se uma caixa de pão, uma tigela para ossos, um prato de manteiga, um conjunto de especiarias, um recipiente para óleo, erva-cidreira, argolas para guardanapos e muitos outros.

Tema

Porcelana checa produzida por diferentes fábricas combina o uso dos mesmos assuntos comuns. Por exemplo, muitas vezes nas placas há uma flor de campo, ou melhor, variações do elemento vegetal que se assemelha a uma cebola. As flores são mais frequentemente pintadas em um tom azul tradicional. Igualmente populares são os cenários com cenas bíblicas e esboços inspirados no estilo renascentista. Todos eles estão unidos sob o nome único "Madonna".

Rosa rosa porcelana é decorada com folha de ouro e arranjos de flores. No entanto, turistas de todo o mundo trazem canecas e pratos caseiros com gansos tchecos, decorados com laços azuis e dispostos em pares.

Não devemos esquecer a "caça verde" - várias tramas deste passatempo popular.

Cores

A essência da tecnologia da porcelana checa é que a própria mistura tem uma cor rosada agradável. Se você olhar para os fragmentos do produto, você pode encontrar uma tonalidade rosa, mesmo a partir do interior. Isso, aliás, torna possível distinguir a porcelana tcheca da inglesa comum, alemã e francesa, que será branca nos intervalos. Os fabricantes europeus atribuem cores aos seus produtos aplicando mais esmaltes coloridos. No entanto, na maioria das vezes, a porcelana Checa parece branco leitoso.

Visão geral dos fabricantes

Os fabricantes de porcelana da Boêmia são bem conhecidos em todo o mundo, já que operam há muitos anos e garantem a qualidade do produto. Planta Klasterec-Thunoperando desde 2009, é considerado o maior da República Tcheca. Fabricação inclui porcelana para casa, restaurantes e outros estabelecimentos de restauração. Anteriormente, a empresa operava sob a marca Thun, que começou seu trabalho em 1794. Uma das obras populares da época foi Serviço de Porcelana "Tunsky"criado para o Tribunal Imperial de Viena.

Outras criações famosas de Thun incluem define "Nicole", "Clea", "Constance" e "Opal". Atualmente, o fabricante está modificando cada vez mais o design clássico em favor das tendências modernas, por exemplo, acrescenta notas de vanguarda. Serviços especiais para crianças também são populares.

Thun Nicole
Thun Opal

Porcelana Leander Foi fabricado pela primeira vez em 1907, em Karlovy Vary. No final da Segunda Guerra Mundial, a empresa assumiu o patrocínio do Estado e os pratos da fábrica começaram a ser exibidos em feiras internacionais. Atualmente, a empresa produz diversas linhas de pratos: para uso geral, para hotéis e restaurantes, além de itens de luxo decorados com pintados à mão. Os serviços mais populares desta marca incluem Windsor, Sonata, Sabina e Victoria. Um dos desenhos mais famosos da porcelana checa - gansos, é feito aqui.

Fábrica Concordia Lesov foi fundada em 1888. Sua especialização principal era porcelana bernadotte. Uma característica da tecnologia utilizada é pequenos baixos-relevos, muito claros e limpos. Os produtos são feitos em branco ou marfim. Bernadotte apresenta-se em várias variações: desde escorregas de fruta a porta-guardanapos e espátulas para bolos. Os compradores podem encontrar e caixões e cinzeiros e várias peças para decoração de casa.

Leander
Concordia lesov

Marca de fábrica Haas Czjzek Foi fundada em 1792 e, portanto, é considerada uma das mais antigas. Os produtos da empresa são um conjunto de pratos para servir a mesa, decorados com molduras. A marca mais famosa é considerada conjunto de "Simon". Além da pintura manual, os objetos são decorados com o uso de gravura ácida e outras tecnologias. Panelas é de alta qualidade e durabilidade, a capacidade de lavá-lo em uma máquina de lavar louça e facilmente colocar em um microondas. Finalmente, é impossível não mencionar os pratos marca Bohemia Porcelain - uma das mais antigas empresas checas.

Haas czjzek
Porcelana da Boémia

Como escolher?

Ao escolher porcelana feita na Checoslováquia, é importante considerar cuidadosamente e tocar os produtos selecionados. Esta porcelana é agradável ao toque, pois é absolutamente lisa, sem dentes ou ranhuras. Se você examinar, por exemplo, uma xícara usando uma fonte de luz brilhante, verá que ela é levemente translúcida. Na parte de trás dos pratos você pode sempre encontrar uma espécie de marca - um círculo deixado após o disparo. Às vezes, vários pontos são deixados ao lado, que são deixados das agulhas, nas quais os pratos foram pendurados.

Em posição de pé, os pratos não balançam, mas se manifestam de maneira estável. No caso em que um produto de porcelana é um produto de uma determinada planta, o emblema deste é aplicado sob o esmalte e em cada produto, sem exceção. Outros desenhos são desenhados com muito cuidado e uniformidade, sem nenhum chip. Em geral, vale a pena lembrar que a verdadeira porcelana checa não é muito barata, mas as suas falsificações com um preço mais baixo são abundantes.

Enquanto na loja, você deve definitivamente verificar o item comprado, especialmente se for comprado como presente.

Recursos de cuidados

A porcelana checa não é recomendada para ser lavada usando detergentes convencionais, uma vez que na maioria dos casos partículas abrasivas grosseiras afectam negativamente a condição da superfície - torna-se rachada e perde a sua cor original. É muito melhor usar sabão de bebê e um pouco de água aquecida em um recipiente separado. O estado dos pratos será adversamente afetado tanto pela água pressurizada proveniente da válvula de fluxo quanto pela imersão de amostras individuais.

Depois de completar a lavagem, copos e pratos devem ser imediatamente limpos com um pano macio ou pano, a fim de evitar riscos.

O armazenamento ideal de porcelana checa ocorre em janelas de vidro, protegidas contra poeira e umidade.

Você pode descobrir como a porcelana tcheca é feita olhando o vídeo abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento