Pratos

Pratos antigos: tipos e nuances de escolha

Pratos antigos: tipos e nuances de escolha

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Terminologia
  2. Espécie
  3. Como escolher?
  4. Recomendações para avaliação

Pratos antigos são diversos, bonitos e incomuns, como se o espírito da época se elevasse nele, refletisse a cultura de nossos ancestrais. Cópias individuais são tão luxuosas que são reconhecidas como verdadeiras obras de arte. Pratos relacionados a antiguidades são caros e só podem ser encontrados em colecionadores ou em lojas especiais que vendem itens com grande valor histórico.

Terminologia

Pratos antigos nos nossos dias na maioria das vezes obtêm colecionadores e amantes da antiguidade. Para evitar confusão, definiremos imediatamente os termos básicos.

Em conformidade com a lei da Federação Russa "Sobre a exportação e importação de bens culturais" Todos os itens produzidos há mais de 50 anos são considerados antiguidades.. Tais produtos são proibidos de serem retirados do país sem permissão especial, mesmo que não venham a valer muito dinheiro.

É um termo formal, enquanto para colecionadores, algo como coisa rara. Sob esta categoria cai tais antiguidades, para as quais o fator determinante não é o tempo de fabricação, mas o valor histórico - pode ser o nome do mestre, a fama dos primeiros proprietários, uma tecnologia de produção única ou liberação em quantidades limitadas.

Tais coisas atraem os amantes da antiguidade e, para eles, estão dispostos a dar grandes somas de dinheiro.

Espécie

Nos pratos antigos feitos de uma variedade de materiais. Na Rússia, utensílios de cozinha por muitos séculos foram feitos a partir de madeira, decorando-os com pinturas, esculturas e padrões. Na maioria das vezes para criar talheres usados pinho, abeto ou bétula, e o mais caro foi considerado pratos da burl.

No final do dia 9 e início do século 10, a cerâmica estava se desenvolvendo rapidamente, enquanto pratos de barro. Foi produzido em uma roda de oleiro na forma de um cilindro, cone ou oval.

A partir do século XII entre a nobreza russa e européia começou a ser popular conjuntos de talheres. Eles eram muito valorizados, eram considerados itens de luxo reais e passavam de geração em geração como jóias da família. Aristocratas decoravam colheres, copos e pratos com seus próprios emblemas e inscrições memoráveis.

Tais pratos eram variados, por exemplo, cada colher tinha seu próprio propósito. Como regra geral, todos os itens do conjunto de mesa foram decorados com padrões ornamentados, ornamentos florais e figuras. Prataria sempre foi considerada um sinal de luxo, nascimento nobre, riqueza e, invariavelmente, testemunhou o gosto impecável dos proprietários do serviço.

Na era pré-revolucionária, estavam em circulação kits de cobre e bronze, mas talheres de porcelana foi especialmente apreciado - Agora eles são “caçados” por colecionadores em vários países do mundo e o custo desses kits é muito alto.

Louça antiga é distinguida por uma grande variedade de materiais, formas, cores e texturas - cada item reflete o espírito da história e da criatividade do país e da nação. Hoje em dia, antiguidades não deixam de admirar o seu bom trabalho e pinturas incomuns.

Como escolher?

Vintage é muito caro, alguns vendedores inescrupulosos usam, oferecendo falsos para colecionadores inexperientes. Para não se tornar uma vítima do engano, É necessário estudar minuciosamente as informações sobre o produto oferecido a você e as características da época em que foi produzido.

    • Combine os padrões representados nos pratos com imagens na Internet. Isto é especialmente verdadeiro para os compradores que não sabem o nome do fabricante dos pratos. O fato é que muitos padrões são a marca da distinção de artesãos individuais, por isso é importante certificar-se de que os recursos e designs exclusivos sejam idênticos. Por exemplo, em uma fábrica Haviland fez pratos com as mais delicadas decorações florais, e na empresa Wedgwood o tema principal sempre foi cenas do épico grego antigo ou retratos.
    • Avalie os recursos comuns do kit. O serviço vintage é sempre mais caro que um item. É necessário saber que talheres com padrão similar nem sempre fazem parte de um conjunto. Portanto, é muito importante prestar atenção não apenas à semelhança de formas, padrões e quadros, mas também a detalhes: por exemplo, objetos idênticos devem sempre ser mantidos no mesmo esquema de cores, e o revestimento de vidro deve ter a mesma qualidade.
    • Procure o estigma. Esta é a melhor maneira de determinar o fabricante de louças antigas, mas também acontece que com o tempo a marca se desvanece e se torna indiscriminada. No entanto, você precisa procurá-lo - normalmente a marcação é colocada na parte de trás dos talheres. Por via de regra, é uma inscrição, selo ou selo. Para descobrir o custo aproximado do kit que você oferece, é necessário encontrar informações sobre dispositivos semelhantes em leilões on-line.

    Se você se certificar de que os pratos que você gosta têm valor histórico, você deve entrar em contato com um avaliador profissional, que já calcula seu valor exato de mercado.

    • Aprenda a história. Em diferentes épocas históricas, vários ornamentos eram populares. Assim, no início do século passado foram reivindicados padrões florais com cores violeta e pastel. Quase todos os talheres tinham uma moldura encaracolada.

    Nos anos 20-40 do século passado, os pratos eram diferentes. geometria rigorosa de formas e cores brilhantes. Neste momento, os dispositivos banhados a ouro claro ou banhados a prata vieram à tona. Nos anos 40-50, os produtos de tons saturados de azul, vermelho e verde são mais comuns.

    Nos anos 50 e 70, gozaram de popularidade porcelana com orla dourada. Durante este período, tons pastel retornaram à moda, mas eles já estavam mais suaves do que no período pré-guerra.

    Recomendações para avaliação

    Todas as informações necessárias sobre o custo aproximado de um serviço de tabela antigo podem ser obtidas. em bibliotecas ou através de sites de informação na Internet. Mas os serviços de avaliadores online não devem ser usados, por mais atraentes que possam parecer os preços de seus serviços. O fato é que, para uma avaliação abrangente dos talheres, não basta ver uma fotografia, é preciso pegar um objeto para determinar corretamente sua condição. As casas de leilão também são melhores: provavelmente, tentarão oferecer um preço mais alto.

    Geralmente leva cerca de um mês para avaliar pratos antigos. O profissional deve fornecer ao seu cliente um relatório escrito em que a descrição do produto, uma visão geral dos métodos utilizados para determinar o custo e o preço final são indicados.

    Mais detalhadamente como distinguir a porcelana grega real de um falso, aprenderá do seguinte vídeo.

    Escreva um comentário
    Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

    Moda

    Beleza

    Relacionamento