Pratos

Como escolher os melhores pratos para a cozinha?

Como escolher os melhores pratos para a cozinha?

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. Qual material é melhor?
  2. O que você precisa saber sobre revestimentos?
  3. Principais marcas populares
  4. O que mais a considerar ao escolher?

Um estilo de vida saudável envolve não apenas comer alimentos ricos em nutrientes, mas também observar todas as regras do seu tratamento térmico durante o cozimento. Para fazer isso, é importante comprar pratos de alta qualidade. Até à data, é representado no mercado em uma gama enorme e difere em ambos o material de fabricação e design, preço.

Qual material é melhor?

Panelas para a cozinha é um acessório importante, sem o qual não pode cozinhar. É feito de um material diferente, cada um dos quais pode ter vantagens e desvantagens. Na maioria das vezes para cozinhar, eles compram pratos de vários materiais tradicionais.

Alumínio

Caracteriza-se pela baixa praticidade, mas é resistente a mudanças súbitas de temperatura e não queima. Além disso, as placas de alumínio são leves e podem ser lavadas por qualquer método. No entanto, no momento em que no mercado você pode encontrar produtos de baixa qualidade que são baratos, mas não podem ser usados ​​para cozinhar. Uma vez que tais pratos são produzidos principalmente a partir de ligas secundárias de alumínio contendo arsênico, chumbo e outros elementos, é prejudicial à saúde. Em tais recipientes proíbe-se cozinhar legumes e frutos, emitem substâncias perigosas à saúde humana abaixo da influência de ácidos orgânicos e sal de mesa.

Não é recomendado o uso de produtos feitos de folhas de alumínio para cozinhar compotas, alimentos salgados, picles, sopa de repolho e laticínios. Não é adequado para armazenar picles prontos. Como regra geral, os produtos de alumínio são usados ​​para cozinhar massas, batatas, cereais diversos e água fervente. Se a escolha ainda recai sobre este tipo de utensílios de cozinha, então você precisa verificar com o vendedor sobre a disponibilidade de certificados. Isso ajudará a protegê-lo de adquirir um falso barato, que não só vai durar um pouco, mas também prejudicar sua saúde.

Aço inoxidável

Os utensílios de cozinha deste material são considerados os mais versáteis e práticos de usar, já que é possível cozinhar tudo. Produtos de aço inoxidável podem ser aquecidos a qualquer temperatura e limpos com qualquer detergente. Seguro e recomendado para utensílios de cozinha deve consistir de aço inoxidável "comum", isto é, incluir uma liga de cromo (18%), níquel (10%). Está marcado como “18/10” na parte inferior.

Quanto às desvantagens, o aço inoxidável queima rapidamente, e os potes de paredes espessas são muito pesados ​​e caros.

Porcelana e faiança

Apesar do facto de este prato ser bom, o seu revestimento sob a forma de esmalte pode conter elementos nocivos, sendo o mais perigoso o chumbo. Portanto, se você planeja cozinhar alimentos saudáveis, é melhor recusar este tipo de produto. E o preço deles pode ser bem alto, tudo depende do tamanho e do design.

Ferro fundido

Este material é capaz de se aquecer por um longo tempo, a comida não queima. Em panelas de ferro fundido, panquecas, panquecas, legumes, ensopados e pilaf vegetariano pode ser ideal. A principal vantagem do ferro fundido é que ele aquece uniformemente (embora lentamente). Mas este tipo de utensílios de cozinha não é adequado para uso diário: Depois de danificar a película protetora preta que cobre sua superfície, a comida começa a adquirir um sabor metálico e transforma-se em manchas escuras.

Os produtos de ferro fundido são frágeis, pesados ​​e não podem ser lavados com detergentes modernos.Após a lavagem, este prato não pode ser simplesmente levado e colocado no secador, ele deve ser seco (caso contrário ele irá enferrujar).

Vidro resistente ao calor

Difere em aparência estética, neutralidade a comida, retém calor por muito tempo e aquece depressa. Quanto à vida útil, esses pratos são de curta duração. Durante a fritura, ele também “se esforça” para estourar, queima rapidamente. Além disso, produtos feitos de vidro resistente ao calor têm medo de mudanças bruscas de temperatura - Se uma chapa aquecida no fogo for imediatamente vertida com água da torneira fria, ela simplesmente explodirá.

Se a aparência dos pratos é importante para a dona de casa, e ela prefere os produtos de vidro, é necessário prestar atenção às suas propriedades de consumo: eles não devem ter arranhões, bolhas de ar dentro e lascas.

Cobre

Ao contrário do aço e do vidro, este material é muito mais caro. Além disso, os especialistas acreditam que o alimento mais delicioso e saudável é aquele que é cozido em uma tigela de cobre. A superfície de cobre aquece rapidamente, pelo que o tempo de cozedura dos alimentos nessas panelas e frigideiras é reduzido.

A principal vantagem do cobre é que ele não oxida.Portanto, é perfeito para cozinhar marmeladas, compotas e conservas. Recomenda-se comprar pratos de cobre também para fogões de indução, embora não seja o mais caro.

O que você precisa saber sobre revestimentos?

Um papel enorme na seleção de utensílios de cozinha não só desempenha o material de sua fabricação, mas também o revestimento. Agora no mercado você pode encontrar uma enorme variedade de produtos que diferem no tipo de revestimento, cada um com suas próprias características operacionais. Nós damos os tipos mais comuns de revestimentos.

Teflon

É resistente à corrosão, que geralmente aparece sob a influência de detergentes químicos, produtos salgados e ácidos. Nos pratos "Teflon" cozinhar com segurança qualquer alimento. Além disso, o revestimento é confiável e durável, os fabricantes, utilizando tecnologia moderna, garantiram que o Teflon fosse protegido contra arranhões. Apesar disso a vida útil de tais pratos não exceda três anos (sujeito a tratamento cuidadoso).

Se você esquecer as louças na chapa quente (superaquecer a panela ou frigideira), a integridade do revestimento pode ficar comprometida.

Esmaltado

Os tipos modernos de esmalte são caracterizados pelo aumento da resistência a ácidos, sais, são não-tóxicos, o que permite não só cozinhar em pratos com tal revestimento, mas também para armazenar pratos na geladeira (incluindo legumes e picles salgados). Ideal para cozinhar legumes cozidos, sopas, não recomendado para cozinhar arroz, mingau e pilau. As vantagens do revestimento esmaltado incluem durabilidade e segurança de operação, preço razoável. Quanto aos minuses, se manuseados incorretamente com os pratos, fichas podem aparecer em sua superfície, que são perigosas para a saúde (há um risco de engolir alimentos com partículas de esmalte). Não lave produtos esmaltados na máquina de lavar loiça e à mão utilizando detergentes abrasivos.

Cerâmica

É caracterizada por propriedades antibacterianas, estéticas e ambientalmente amigáveis. Pratos com este revestimento são usados ​​não só em casa, mas também na sala de jantar. A principal desvantagem dos produtos é considerada fragilidade e instabilidade a flutuações repentinas de temperatura - se você pegar um prato de uma geladeira em uma panela de cerâmica e colocá-lo imediatamente em uma chapa quente, então você pode jogar o produto no lixo. A cerâmica também tem medo de danos mecânicos, absorve óleo rapidamente e facilmente, após o que é difícil lavá-lo. Quanto aos benefícios, a compra de pratos com esse revestimento pode proporcionar a qualquer pessoa.

Principais marcas populares

Utensílios de cozinha podem diferir não só no design, material de fabricação, preço, mas também na marca. Avaliação de fabricantes que produzem produtos de alta qualidade, liderados por várias empresas.

Tefal

Esta é a mais famosa empresa francesa, que apresentou ao mercado mundial pratos não apenas com revestimento clássico de Teflon, mas também com revestimentos como Titanium Excellence, Power Glide, Prometal Pro e Titanium Pro. Todos os produtos desta marca são caracterizados pela resistência a temperaturas extremas e impactos. Além disso, panelas Tefal podem ser preparadas sem o uso de óleos e gorduras. Produtos com revestimento antiaderente são excelentes para lavar e servir por muito tempo. As vantagens dos produtos desta marca incluem também a presença de indicação de temperatura, garantindo o aquecimento uniforme dos produtos, para as desvantagens - em modelos com um acabamento brilhante, a tinta queima rapidamente.

Kukmara

Esta marca é originalmente de Kazan, então seu nome está intimamente relacionado com o nome da área onde eles produzem muitos potes, panelas e caldeirões. Todos os produtos desta marca são caracterizados pelo excelente desempenho e preço razoável. Além disso, as vantagens dos produtos incluem uma variedade de tamanhos e modelos. Quanto às deficiências, revestir pratos (qualquer tipo) requer um manuseamento cuidadoso.

"Biol"

Sob esta marca, o fabricante nacional produz panelas de ferro fundido e alumínio com vários tipos de revestimento há mais de 10 anos. Stewpans profundos, fabricantes de crepes e braseiros são muito populares entre as recepcionistas. As panelas deste fabricante são equipadas com alças de madeira ou silicone com uma montagem removível.que permite que eles sejam compactamente armazenados e usados ​​no forno. As vantagens dos produtos incluem baixo custo, fundo engrossado, design bonito. Quanto às desvantagens, uma fina camada de cerâmica depositada na forma de pulverização perde rapidamente suas propriedades e se torna mais fina.

Rondell

Muitos chefs apreciaram os produtos desta marca alemã. Sob esta marca, produzem as melhores panelas profissionais do mundo. Na venda e outros tipos de produtos que são feitos de alumínio, aço e têm um revestimento antiaderente. As vantagens das panelas da Rondell incluem a presença de um fundo de três camadas, resistência à queima, uma variedade de modelos e formas. A desvantagem é superfaturada.

"Neva Metal"

Sob esta marca produzir pratos duráveis ​​com bom revestimento. As panelas têm um fundo grosso e paredes, de modo que não se desgastam por muito tempo e estão sujeitas a deformação. Atenção separada merecem as séries "Diamond" e "Titan", eles são o fabricante dá uma garantia de até três anos. As vantagens dos pratos são ambientalmente seguros para a saúde humana, revestimentos resistentes à abrasão de alta qualidade, cons - uma seleção limitada de modelos.

Fissler

Os produtos desta marca são caracterizados pela alta qualidade e têm muitas críticas positivas, embora sejam caras. Para cada frigideira, o fabricante emite um passaporte e uma garantia de até cinco anos. As vantagens dos pratos incluem segurança e respeito pelo meio ambiente, design moderno, uma enorme variedade de modelos. Ao mesmo tempo, acessórios de cozinha têm uma desvantagem - o alto preço.

Vitesse

Pratos fabricados sob esta marca diferem em seu preço de orçamento, por isso pode ser encontrado em quase todas as lojas de ferragens. Os produtos são representados principalmente por panelas de alumínio com revestimento cerâmico. Há também produtos exclusivos feitos de ferro fundido e aço inoxidável. Tais pratos são ideais para cozinhar qualquer tipo de prato, já que tem um revestimento antiaderente. As vantagens dos produtos incluem a presença de alças convenientes (removíveis), uma enorme seleção de design, segurança para a saúde.

A única coisa que tais pratos exigem limpeza e operação cuidadosa.

O que mais a considerar ao escolher?

Para que os utensílios de cozinha comprados durem muito tempo e sejam convenientes na culinária, você precisa prestar atenção a muitos detalhes antes de comprar. Escolha os produtos certos ajudará as recomendações de especialistas.

  • Pratos de qualidade geralmente têm um fundo grosso e paredes, que devem ter pelo menos 2 mm. Neste caso, modelos sólidos comprovados com alças soldadas.
  • Em panelas e frigideiras com produtos de fundo de alívio será menos picante. É aconselhável dar preferência a modelos com uma tampa conveniente que tenha uma pequena abertura para a liberação do vapor.
  • Cada hostess deve ter um conjunto mínimo de potes de diferentes tamanhos. É muito importante que haja sempre um grande recipiente na fazenda.
  • Antes de comprar pratos, você precisa saber em qual prato está planejado usá-lo.
  • Também é importante prestar atenção para a aparência dos produtos, deve estar em harmonia com o estilo geral da cozinha.

Além disso, se você planeja comprar pratos para uso diário, também deve ser conveniente. Isso permitirá que a recepcionista transforme o processo de cozimento usual em arte culinária.

Como escolher os melhores pratos para a cozinha, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento