Registro matrimonial

Como se inscrever no cartório de registro de casamento?

Como se inscrever no cartório de registro de casamento?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Condições de casamento
  2. Documentos necessários
  3. Prazos e regras para arquivamento de documentos
  4. Como enviar um pedido eletrônico pela Internet?
  5. Casos especiais
  6. Posso pegar o aplicativo?

Evento de casamento é sempre uma celebração especial e emocionante. Duas pessoas que se amam decidem legitimar seu relacionamento criando uma união forte e confiável. Mas para o feriado acontecer, os futuros recém-casados ​​precisam passar por uma série de formalidades, sem as quais não é oficialmente possível formalizar o relacionamento. E o principal passo neste evento é a apresentação de um pedido ao cartório.

Condições de casamento

Tal evento responsável tem suas próprias regras, que deve ser observado tanto pelo futuro cônjuge quanto pelo cônjuge.

  • Um casal adulto pode registrar um casamento - os dois recém-casados ​​devem ter dezoito anos de idade. As exceções são dezesseis (em algumas regiões quatorze) da idade de um dos futuros cônjuges.
  • A decisão deve ser mutuamente acordada e voluntária.

As razões pelas quais os funcionários do Cartório de Registro Civil têm o direito de não aceitar o pedido apresentado podem ser descritos da seguinte forma:

  • relacionamento familiar entre a noiva e o noivo;
  • relação de adoção entre os recém-casados;
  • casamento devido a ameaças, chantagens e outras coerções;
  • a incapacidade dos futuros cônjuges reconhecidos pelo tribunal;
  • alguém com um par de carimbo no passaporte;
  • estado de embriaguez nos recém-casados ​​após a aplicação;
  • a minoria de alguém dos recém-casados ​​(ou ambos).

Anteriormente, o local onde o casamento era registrado precisava necessariamente coincidir com o local de registro. Agora esta condição é cancelada - os recém-casados ​​são livres para escolher qualquer cidade russa: de Moscou para o interior rural. O cartório não tem o direito de se recusar a aceitar documentos por causa da discrepância entre o local de residência, caso contrário, a noiva e o noivo podem escrever uma queixa e até resolver essa questão no tribunal. É aconselhável dispensar a queixa, porque o prazo para sua consideração é de 5 a 10 dias, mas o processo durará cerca de dois meses.

Documentos necessários

A fim de solicitar o registro do casamento, você precisará pagar um imposto estadual. Em 2018, o seu valor é igual a 350 rublos (através de um aplicativo eletrônico, o dever do Estado será emitido apenas 245 rublos). Para pagá-lo, você precisa apenas de uma pessoa do par. O procedimento pode ocorrer em qualquer banco. Assim, no cartório você precisa mostrar um recibo indicando que o imposto estadual foi pago. Você também precisará de alguns documentos, que serão discutidos abaixo.

  • Naturalmente, o pedido não será aceito sem os passaportes dos recém-casados. Às vezes é o suficiente e uma identificação militar, mas ainda assim é melhor fornecer um documento de identidade.
  • Se um dos futuros cônjuges (ou ambos) ainda não tiver completado dezoito anos, a permissão para que eles formalizem a união matrimonial também deve ser confirmada usando um documento.
  • Se alguém do futuro casal já foi casado, isso deve ser confirmado por um certificado. O mesmo se aplica à situação em que um dos recém-casados ​​é viúvo ou viúvo. No caso em que um dos casais ainda não é divorciado, a conclusão de um novo casamento é impossível. Vale a pena notar que o certificado de dissolução do casamento anterior não é necessário se foi dissolvido no mesmo cartório.
  • Acontece que a noiva ou noivo é um cidadão estrangeiro, então você deve ter um passaporte, todos os documentos devem ser traduzidos.

A declaração em si parece bastante padrão e é fácil de preencher. É necessário que os cônjuges indiquem seu sobrenome, nome, patronímico, local de nascimento e residência, cidadania, nacionalidade, bem como dados do passaporte e informações sobre a dissolução de casamentos anteriores (se houver). Quando uma aplicação com documentos é verificada por um funcionário do cartório, será possível reservar a data do evento do casamento.

Prazos e regras para arquivamento de documentos

Para fazer isso, há um procedimento específico que deve ser seguido. Alguns casais acham que serão desconectados no dia seguinte ao preenchimento do formulário e ficam surpresos com a longa espera. É necessário cuidar de um momento tão importante com antecedência, caso contrário, a apresentação tardia do pedido pode causar o colapso dos planos de casamento, especialmente a data da pintura, porque a noiva eo noivo geralmente querem comemorar seu triunfo em um determinado dia, simbolizando os dois. Se a data tiver um papel importante no casamento, é melhor se inscrever para a pintura o mais breve possível.

O tempo mínimo de espera na fila é de um mês. Mas o registrador tem o direito de aumentar esse tempo, então alguns casais planejam o casamento por seis meses ou até um ano.

É importante decidir sobre o Palácio do casamento. Imediatamente é necessário se preparar para as filas. Cada casal quer escolher a melhor data para si, especialmente na estação quente - poucas pessoas vão querer se casar na lama com chuva ou geadas severas. Alguns recém-casados ​​podem até passar a noite na porta do registrador para ser o primeiro da fila e conseguir a data desejada. Mas tais ações radicais não devem ser empreendidas - é melhor apenas pensar sobre essa questão o mais rápido possível.

Você precisa estar preparado para o fato de que a data selecionada já estará ocupada ou, neste dia, o cartório não funcionará, portanto a cerimônia pode não ocorrer. Por esse motivo, você deve estudar a programação com antecedência. Por exemplo, algumas cerimônias de conduta apenas de terça a quinta-feira ou nos fins de semana. É melhor que a data planejada não fosse uma só - então é mais provável que você pegue o número desejado. Ao escolher o dia do futuro casamento deve levar em conta algumas das nuances - eles são descritos abaixo.

Vale a pena pensar na época do ano. É claro que, se a data está prevista para seis meses ou um ano, é impossível prever o tempo em um determinado dia, mas ainda assim a escolha do mês é, em muitos aspectos, uma garantia de que nada estragará o casamento. Por exemplo, saber antecipadamente que a primavera traz consigo fluxos de lama e chuveiros, você não deve ser guiado pela data da celebração futura em março ou abril. Normalmente, os noivos querem ter um casamento no verão, embora no inverno ou no outono também haja encantos.

É importante pensar no momento não só do casamento, mas também da lua de mel. É hora de tirar uma folga no trabalho e podgadat bom tempo em um país quente. Lua de mel será estragada se os recém-casados ​​estiverem em uma luxuosa ilha tropical, mas na estação chuvosa.

Preocupados com o casamento de um certo número, os recém-casados ​​às vezes esquecem os convidados. Para que todas as pessoas próximas fiquem perto da noiva e do noivo naquele dia, você precisa escolher uma data que seja conveniente para elas. Neste caso, é melhor separar a pintura e a celebração. Você pode se inscrever para o sindicato na data escolhida e organizar a parte oficial mais tarde, para que todos os convidados possam participar deste importante evento. Alguns casais quando escolhem o dia do casamento certo podem ser guiados pela numerologia, astrologia, presságios folclóricos. Não se esqueça das datas mais populares, por exemplo, 08.08, 11.11 e outros - é melhor levá-los com antecedência.

O procedimento de candidatura envolve a escolha do tipo de cerimónia. Apenas quatro deles, vamos falar sobre eles abaixo. Você pode ficar em uma versão simples.Envolve a chegada dos recém-casados ​​no cartório na hora e dia designados, sua pintura, obtenção de um certificado e carimbo no passaporte. O processo dura cerca de 10 minutos. Quanto aos custos, neste caso, o dinheiro vai apenas para pagar o imposto estadual. Mais cedo, as testemunhas da noiva e do noivo assinaram o cartório, mas agora não é necessário. A pintura é necessária apenas de recém-casados.

A escolha de uma cerimônia solene pressupõe que os recém-casados ​​devem comparecer ao cartório para registro no dia de folga (acontece aos sábados). Neste caso, a cerimônia em si é acompanhada de música e do trabalho do fotógrafo. O procedimento ocorre com a leitura solene de juramentos, a troca de anéis e pintura. Depois disso, o casal aceita saudações dos convidados. Essa cerimônia continua de meia hora a uma hora.

O ponto importante é que nem todo Palácio de Casamento permite que você use sua própria música. Normalmente, a noiva e o noivo escolhem uma ou outra composição clássica das opções propostas. É necessário apresentar um pedido com antecedência, porque muitos casais querem realizar esse casamento. O preço de tal serviço hoje é de 5 mil rublos. Existe uma variante do procedimento de saída. Normalmente, os recém-casados ​​escolhem um lugar em algum lugar da natureza, por exemplo, um parque ou um quadrado. Claro, tudo é decorado ao redor, músicos convidados, há convidados. O registro leva cerca de uma hora.

Ao escolher tal método, o clima desempenha um papel decisivo - ninguém quer congelar na rua em uma chuva torrencial e lama. O custo de tal serviço não é barato, e nem todos os escritórios de registro estão envolvidos no registro de campo (apenas 20-30 na Rússia). Moscou, por exemplo, é famosa por sua Reserva-Museu Tsaritsyno, onde tais eventos solenes são freqüentemente realizados. Existe tal evento hoje de 25 a 100 mil rublos.

Versão combinada

Inclui registro simples e ausente. Primeiro, os recém-casados ​​assinam o cartório sem uma parte solene, incluindo música e um fotógrafo, e no dia de folga a noiva e o noivo realizam uma cerimônia na natureza, onde também há convidados. O procedimento envolve a troca de anéis e juramentos. Muitas vezes os recém-casados ​​preferem tal opção de casamento. Não só o escritório de registro está envolvido em receber aplicativos - você pode enviar uma inscrição no centro multifuncional (MFC). Eles estão em todas as cidades, e seu horário de trabalho - das 8h às 20h - é bastante conveniente. A duração do processo de candidatura neste centro é de 15 minutos a meia hora.

Registro do pedido

Para preencher corretamente um aplicativo, você precisa seguir algumas das regras descritas abaixo. Primeiro de tudo, você precisa escolher o MFC, levar um documento de identidade com você, comprar um ingresso especial e aguardar o momento em que o consultor ligar. Esperando em muitos centros iluminar cadeiras confortáveis ​​e assistir TV, às vezes você pode até encontrar uma máquina de café. Alguns centros oferecem gravação online, mas não todos. Este ponto também deve ser esclarecido antecipadamente.

Depois que o consultor ligar para a noiva e o noivo, você precisa ir até a janela apropriada para preencher o formulário. É necessário preenchê-lo corretamente, porque é um documento. Haverá duas colunas - para a noiva e o noivo. É necessário introduzir dados do passaporte, indicar cidadania com a nacionalidade, a data desejada do casamento, escolher um sobrenome. Vale acrescentar que, segundo as estatísticas, cerca de 60% das meninas tomam o nome do marido. Mas esta regra não é obrigatória - você pode deixar seu sobrenome e adicionar um novo nome a ele. Assim, você obtém um sobrenome duplo (por exemplo, Smirnova-Postysheva).

Não podemos esquecer que, ao mudar o nome com o passaporte antigo, você não pode andar mais de um mês - durante esse período, você precisa alterar todos os documentos. Mudar o nome implica uma mudança de registro de emprego, carteira de motorista, documentos para moradia e outros eventos.

  • Não devemos esquecer o pagamento do imposto estadual, que é hoje 350 rublos.Deve ser pago antecipadamente - para isso você precisa vir a qualquer banco ou pagar em um dos terminais do MFC.
  • Após o término do procedimento, os consultores da MFC enviarão uma solicitação ao cartório, que será escolhido pelos recém-casados, após 2 ou 3 dias. Depois disso, os funcionários do cartório de registro civil entrarão em contato com o futuro casal para esclarecer a hora do registro ou reservar um novo.

Normalmente, os recém-casados ​​apresentam um pedido juntos, mas também acontece que alguém de um casal assume toda a responsabilidade sobre si mesmo. Esta opção também é possível. Por exemplo, somente uma garota pode ir ao cartório de registro, porque seu amante está em uma viagem de negócios, em serviço ou até mesmo na prisão. Mas a declaração do noivo neste caso deve ser autenticada. Ele pode transferi-lo pessoalmente para seu futuro cônjuge ou usar o correio para enviar. A noiva preenche seu pedido no cartório. Um notário pode ir até a casa se, por exemplo, alguém do casal estiver doente. Ninguém está imune a força maior. Acontece que a noiva e o noivo precisam adiar o registro do casamento. Se a hora e o dia forem reservados, não haverá problemas com a transferência - basta cancelar a reserva e obter outro número mais conveniente.

Se a mudança na decisão sobre a data ocorreu após o registro do pedido no cartório, a transferência é impossível. Neste caso, apenas uma nova aplicação é possível. Se a nova data for muito maior do que a anterior, você poderá redigir uma nova declaração não antes de dois meses antes da celebração. No entanto, vale a pena tomar a aprovação final da data do casamento com a máxima responsabilidade, porque a sua transferência é impossível na maioria dos casos, especialmente no que diz respeito a períodos anteriores. Exceções são apenas alguns casos, por exemplo, gravidez ou doença grave.

Como enviar um pedido eletrônico pela Internet?

Uma maneira moderna e conveniente para enviar um aplicativo - remotamente, usando o site de serviços públicos. Assim, a noiva e o noivo não precisarão ficar na fila do cartório, enquanto você pode determinar de maneira mais produtiva a data do futuro casamento. Instruções passo a passo são semelhantes às descritas abaixo.

  • Primeiro de tudo, você precisa fazer logon no site www.gosuslugi.ru e registrar. Como fazer isso pode ser encontrado no próprio site, seguindo os prompts.
  • Após o registro, você precisa preencher os campos com dados do passaporte e SNILS.
  • O aplicativo em si está na guia "Family Children". Para fazer isso, vá para o "catálogo de serviços" e clique no "registro de casamento".
  • Na seção "recepção de documentos" é necessário preencher cada coluna de aplicação por pontos. Mas o próprio certificado em formato eletrônico não é emitido - para obtê-lo você precisa ir ao cartório.
  • Também é importante escolher um registrador, onde os noivos planejam registrar um sindicato e reservar a data e a hora desejadas. É melhor aplicar com antecedência para que haja mais lugares.
  • Em conclusão, você deve clicar no recibo do serviço e esperar aproximadamente 24 horas para aprovar o aplicativo. O resultado será em sua conta pessoal, após o qual você precisa ir ao cartório com todos os documentos necessários.

Se o aplicativo está sendo considerado há muito tempo, então a administração do portal deve ser escrita - é possível que algum tipo de falha tenha ocorrido no sistema. Apresentação de um aplicativo remotamente tem seus prós e contras.

Vantagens deste método:

  • Você pode se inscrever não apenas em outra cidade, mas também em outro país;
  • não há necessidade de se adaptar ao tempo de trabalho do registrador - no site você pode se inscrever em qualquer momento conveniente;
  • no momento da reserva, você não pode ser limitado a uma data, mas apenas no caso de reservar dois de uma vez;
  • o processamento de dados leva pouco tempo;
  • A fim de apresentar documentos ao cartório após a aprovação do pedido eletrônico, você não precisa ficar na fila, porque a data com a hora de chegada será claramente definida com antecedência.

Este método também tem desvantagens:

  • se a noiva e o noivo não tiverem experiência com esses formulários, será difícil evitar erros ao preencher o formulário, e os registradores não poderão ajudar neste caso;
  • se os recém-casados ​​não comparecerem ao escritório de registro no dia indicado por eles após considerar o arquivamento remoto de documentos, o pedido será considerado cancelado;
  • nem todos os escritórios de registro têm capacidade técnica para realizar o procedimento de envio remoto de solicitações, de modo que, em alguns casos, a noiva e o noivo terão que preencher um requerimento pessoalmente.

Termos de consideração O artigo 11 do Código de Família da Federação Russa afirma que o casamento é concluído 30 dias após a apresentação do requerimento. Este período é considerado ideal para os futuros cônjuges avaliarem mais uma vez esta decisão crucial. Acontece também que a noiva eo noivo tirar a declaração, de repente mudando sua mente para assinar. A lei permite que escritórios de registro civis, por um motivo ou outro, aumentem para dois meses.

Normalmente, um casal reserva uma data de 2 a 3 meses e, às vezes, até seis meses antes da cerimônia de casamento. Mas a afirmação é feita da mesma forma durante um mês. Ou seja, se a noiva e o noivo quiserem uma bela data simbólica para si mesmos, eles terão de comparecer ao cartório mais de uma vez. Assim, 30 dias são necessários para aguardar o registro.

Casos especiais

Às vezes, há situações em que o tempo de espera para o registro de casamento é reduzido. Mas para um casamento urgente, o casal deve ter boas razões, que serão discutidas abaixo.

  • A pintura pode ter lugar antes de 30 dias, durante a gravidez da noiva ou já com uma criança. Uma menina grávida deve ter um certificado de confirmação de um ginecologista com um selo. Mas é necessário entender que, se o prazo de nascimento não for próximo, os funcionários do cartório podem se recusar a se registrar urgentemente, e levará um mês para esperar.
  • Se alguém do casal estiver incurável, isso é um motivo sério para reduzir o tempo de espera para o registro.
  • O serviço de emergência no exército também é considerado uma boa razão (o mesmo se aplica à longa viagem do noivo ou da noiva).

Ao enviar documentos ao cartório, o requerimento indica o local de residência e o registro. Mas, de acordo com a lei, o registro de casamento é possível sem uma permissão de residência - apenas um passaporte será suficiente, porque a falta de informação sobre o local de residência não significa que o documento seja inválido. Em uma declaração, o noivo ou a noiva terão que indicar este ponto (não há lugar permanente de residência). Os funcionários do cartório não têm o direito de recusar o registro por esse motivo, caso contrário, o casal pode decidir essa questão no tribunal.

Casos especiais são estrangeiros. Você deve ter um passaporte, passaporte com uma transferência e confirmação da residência legal no país (visto, autorização de residência ou autorização de residência temporária). Aplicando online para casamento com um estrangeiro não terá sucesso - você precisa vir ao registrador para transferir pessoalmente todos os documentos necessários. E vale a pena saber com antecedência em que cartórios de registro tal aliança é elaborada.

Também é importante entender que cada país tem suas próprias nuances e leis do casamento. Por exemplo, na Rússia, a idade mínima para o registro de casamento é de 18 (às vezes 16) anos. E os jovens alemães têm o direito de se casar apenas aos 21 anos, ou o noivo estrangeiro já tem uma esposa oficial em outro país onde a poligamia é oficialmente permitida. Então, o registrador tem o direito de recusar o casamento com uma garota da Rússia.

É necessário levar em conta tais diferenças, caso contrário, a pintura no final pode ser fictícia ou inválida.

Posso pegar o aplicativo?

Há situações em que, por um motivo ou outro, a noiva e o noivo mudam de idéia para se casar, então a solicitação pode ser coletada, e isso pode ser feito tanto em conjunto quanto sozinho. Até que o casamento seja registrado, o homem e a mulher não são obrigados a cumprir quaisquer obrigações legais. Algumas nuances são descritas abaixo. Se os recém-casados ​​apresentaram um pedido no cartório, então você precisa voltar para lá, levando consigo um passaporte.Você precisará escrever uma declaração, o motivo da recusa é indicado a critério (você não pode escrevê-lo). Mas vale lembrar que o cartório estadual não volta ao dever estatal de recusa de registro.

Se a noiva e o noivo apresentaram um pedido eletrônico devido ao fato de o cartório não estar em sua cidade natal, então basta ligar para notificar os funcionários sobre sua decisão. Mas muitos cônjuges falidos escolhem outra opção - simplesmente não aparecem no cartório sem aviso prévio. Responsabilidade administrativa por isso não é fornecida. Assim, você sempre pode pegar uma declaração. Além disso, depois disso, os cônjuges falidos têm o direito de arquivá-lo novamente entre si ou com outras pessoas. Quanto ao pedido de divórcio, também é importante conhecer todas as nuances e regras gerais, que serão discutidas abaixo.

  • O aplicativo deve especificar os dados do passaporte, local de residência. Você não pode fazer sem os detalhes do certificado de matrícula do casamento. Depois de redigir o texto da declaração, os cônjuges devem assinar e indicar a data.
  • O cartório de registro civil gera pessoas com seu consentimento geral e na ausência de crianças menores de dezoito anos. Tais pedidos são apresentados por ambos os cônjuges.
  • Se há filhos menores no casamento, um dos cônjuges está incapacitado ou está sob custódia por mais de três anos, então apenas uma pessoa de um casal pode pedir o divórcio.
  • Um tribunal pode divorciar um marido com uma esposa - então é suficiente aparecer no cartório para apresentar um pedido a um dos cônjuges.

Assim, a apresentação de um pedido de divórcio inclui os documentos especificados e um recibo para pagamento do imposto estadual. Hoje, são oitocentos rublos (o valor total para ambos os cônjuges). O divórcio no tribunal é acompanhado por uma conclusão. Em geral, a dissolução do casamento ocorre trinta dias após o depósito do pedido. Este tempo é necessário para pensar em uma solução. Durante esse período, o pedido pode ser retirado.

É necessário abordar um evento tão importante como o registro de casamento com total responsabilidade, porque não é apenas uma bela celebração para si e para os convidados, mas também o principal passo para a criação de uma célula completa da sociedade - a família. Portanto, vale a pena considerar e ponderar essa decisão várias vezes e só depois ir ao cartório e enviar uma solicitação.

Para obter informações sobre como se inscrever no cartório através dos serviços do estado e diretamente, consulte o vídeo a seguir.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento