Cuidado do prego

As unhas dos pés crescem: causas e métodos de tratamento

As unhas dos pés crescem: causas e métodos de tratamento

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Por que as unhas se dobram e crescem desigualmente?
  2. Como consertar a situação?
  3. Medidas preventivas

Curvatura da placa ungueal nas pernas pode ocorrer em adultos e crianças. Essas unhas não apenas parecem pouco atraentes, mas também podem indicar doenças graves que exigem tratamento oportuno. Para saber como eliminar esse problema ou evitar o aparecimento de pregos curvados ou côncavos, vale a pena, em primeiro lugar, entender as razões de sua deformação.

Por que as unhas se dobram e crescem desigualmente?

A unha é projetada para proteger o final do dedo, por isso é bastante difícil e consiste de placas com tesão. Seu crescimento fornece uma área especial escondida sob a pele e chamada raiz da unha. À medida que as placas voltam a crescer, o corpo da unha e sua borda livre são formados, que precisam ser cortados no tempo.

Se a unha estiver saudável, será de cor rosa, com uma superfície lisa, brilhante e sempre lisa. Sob a ação de quaisquer fatores internos ou externos, a placa pode estar dobrada.

Crescendo, unhas onduladas são bastante comuns. No entanto, às vezes, todo o prato é dobrado e, em alguns casos, apenas os cantos externos são torcidos. Além disso, a curvatura pode ocorrer apenas em um dedo (na maioria das vezes no grande) ou então estar presente em todas as unhas.

A causa da deformação pode ser um número de razões, que serão discutidas abaixo.

Danos à zona de crescimento

Por causa disso, a unha começa a crescer de forma desigual. Isso acontece com uma lesão no dedo que afeta a base das unhas, bem como com uma pedicure incorreta, quando a cutícula de corte deixa a matriz desprotegida.

Vitamina e outras deficiências nutricionais (proteínas, cálcio)

Tal falta pode provocar-se não só por uma dieta mal equilibrada, mas também por várias doenças nas quais a digestão e a assimilação de vitaminas pioram, como anemia ou gastroenterite.

Cuidados inadequados

A placa pode ser desbastada e dobrada ao usar vernizes e produtos baratos contendo acetona. Problemas de prego também podem ser causados ​​por corte inadequado, se tesouras insuficientemente afiadas são usadas, e a unha em si não é aparada em uma linha reta, mas com arredondamento (não é recomendado fazer isso nas pernas).

Sapatos desconfortáveis

Se é de má qualidade, é feito de materiais artificiais, ou é muito apertado, então afeta negativamente a condição das unhas e pode provocar flexão. É inaceitável usar sapatos apertados e estreitos, porque eles vão ferir as unhas e causar sua deformação.

Infecção fúngica

Sua aparência contribui para a falta de higiene ou transpiração excessiva, como resultado do qual as pernas ficam molhadas e os fungos se desenvolvem mais ativamente. A derrota das unhas dos pés com o fungo se manifesta não apenas por deformação, mas também por uma mudança na cor, aparecimento de manchas e listras, espessamento e outros sinais. Confirme a presença de infecção provocada por fungos deve um dermatologista com a ajuda do estudo da unha.

Doenças de órgãos internos

Por exemplo, tireóide ou coração. Em tais patologias, as alterações nas unhas são apenas um dos sintomas, portanto, para um diagnóstico correto, você deve contatar seu pediatra ou terapeuta e, em seguida, um especialista que tratará a doença subjacente.

Eczema ou psoríase pode causar a ondulação das unhas. Neste caso, o problema é tratado sob a supervisão de um dermatologista. Outra causa de curvatura é antibiótico ou quimioterapia, bem como envenenamento. Se você suspeitar que a exposição a substâncias tóxicas ou efeitos colaterais de drogas deve consultar imediatamente o seu médico.

Hereditariedade

Embora muito raro, mas a deformação da unha é devido a anormalidades congênitas. Isso geralmente é encontrado em uma idade precoce.

Como consertar a situação?

As unhas irregulares não apenas estragam a aparência, mas também podem causar desconforto ou dor, por exemplo, se elas se agarram aos sapatos. Neste caso, recomenda-se consultar um médico. Se uma criança ou um adulto unhas crescem, então você precisa influenciar a causa deste fenômeno.

Se houve falta de vitaminas nos alimentos, você deve equilibrar a dieta ou com a recomendação de um médico para incluir suplementos vitamínicos. Na sua composição devem ser as vitaminas A, H, E e B1.

Em caso de doenças do sistema digestivo, o paciente deve ser encaminhado a um gastroenterologista.quem irá prescrever o tratamento necessário, após o qual a condição das unhas é normalizada.

Se a curvatura em adultos é causada por cuidados inadequados, é necessário fazer uma pausa na pedicure, fortalecer as placas ungueais com vernizes especiais, fazer banhos com sais ou óleos.

Quando uma infecção fúngica requer tratamento para patógenos. Pode ser local (pomadas, cremes) e geral (pílulas ou até mesmo injeções), mas um especialista deve prescrever drogas antifúngicas.

Se a causa for hereditariedade, então nenhum tratamento é prescrito, mas recomenda-se tomar vitaminas, fazer banhos mornos e cortar as unhas até um comprimento seguro.

Em caso de lesão, você precisa monitorar a placa danificada até que ela seja renovada naturalmente.

Em alguns casos, não fazer sem cirurgia, em que toda a unha ou parte dela é removida.

Medidas preventivas

Se as unhas estão apenas começando a se deformar e dobrar para cima, você deve evitar que a situação se agrave. Isso deve ser feito com a ajuda de cuidados cuidadosos e hidratação regular. Tais medidas são necessárias após o tratamento, quando a causa do crescimento das unhas é detectada e eliminada. As seguintes ações ajudam a prevenir a doença das unhas:

  • corte oportuno, no qual as chapas não são cortadas muito curtas;
  • o uso de sapatos confortáveis, feitos de material de qualidade - deve caber no tamanho;
  • pedicure regular em casa ou com um mestre comprovado usando ferramentas desinfetadas e afiadas;
  • realizando uma massagem nos pés para uma melhor circulação sanguínea;
  • higiene diária e troca regular de meias, o que não permitirá condições favoráveis ​​à reprodução de fungos;
  • uso de sapatos individuais de borracha ao visitar uma piscina, sauna ou banho;
  • o uso de vernizes de alta qualidade e meios para sua remoção;
  • prevenção de lesões nos dedos dos pés;
  • uma dieta balanceada com bastante proteína, cálcio e ferro;
  • atividade física suficiente - caminhadas freqüentes ao ar livre e boa noite de sono, porque esses fatores são importantes para a saúde do corpo como um todo.

Adultos para fortalecer as unhas também podem usar as recomendações de cosmetologists e vários remédios populares. Por exemplo, eles podem incluir esfregar óleos úteis - amêndoa, jojoba, azeitona e outros - duas vezes por semana, você também pode usar o processamento periódico de placas com iodo. O bom efeito dá loções com infusões herbóreas (por exemplo, com base em camomila, elecampane, sucessão, cálamo ou celandine).

Sobre as nuances do alinhamento das unhas crescendo, descritas no vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento