Acessórios de cozinha

Pedras de cozimento: o que são, como escolher e cuidar delas?

Pedras de cozimento: o que são, como escolher e cuidar delas?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que é isso?
  2. O que é isso?
  3. Quais materiais são feitos de pedra?
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Operação e Cuidado

A pedra de cozimento é uma invenção muito útil e é amplamente utilizada para assar vários pratos. Apesar do fato de que a tecnologia de cozinhar com sua ajuda só está ganhando popularidade, a pedra já ganhou um número suficiente de fãs em todo o mundo, inclusive em nosso país.

O que é isso?

Pedras de cozimento são placas sólidas ou empilhadas usadas para assar pão e assar outros produtos em casa. O cozimento, para a fabricação de que a pedra de padeiro é usada, em seu sabor torna-se o mais próximo possível de pratos feitos de tandyr ou forno russo.

O segredo de tal sucesso é bastante simples e consiste no seguinte: aquecida a uma temperatura elevada, a pedra dos primeiros segundos aquece a massa de fermento até à espessura total, com o resultado de que o pão tem tempo para subir o máximo possível antes que uma crosta se forme no topo.

A massa com esta tecnologia não quebra, o que é explicado pela morte da levedura a +60 graus e pela capacidade da pedra de manter a temperatura desejada até a formação de uma crosta.. Como resultado, o pão não é rasgado e fica perfeitamente plano e assado. Mesmo os cortes nos pães apenas ligeiramente abertos e não quebrados.

Placas de cozimento pode ser feito no círculo, quadrado e retângulo. Round é usado principalmente para fazer pizza, enquanto as duas últimas opções são universais e adequadas para assar pratos.

A espessura dos produtos varia de 1,5 a 3 cm, Isso depende do fabricante e do material de fabricação. Por exemplo, os modelos chineses geralmente têm um custo menor, mas são muito finos e rapidamente divididos. Existem pedras e mais espessas que 3 cm, mas seu uso não é muito racional em termos de consumo de eletricidade ou gás.

Amostras espessas requerem um aquecimento mais longo, que é uma média de 30 minutos para cada 1 cm de espessura. A espessura ideal é de 2-2,5 cm, e esses modelos aquecem rapidamente e deixam o calor por muito tempo.

Os tamanhos das pedras também são os mais diversos, mas dimensões de 30x45 cm são consideradas as mais convenientes. Se o tamanho do forno permitir, esses produtos são considerados a melhor opção e permitem assar simultaneamente três baguetes e dois pães oblongos. Quanto ao design, os modelos de peça única são opções de composição um pouco mais caras.

Estas últimas são geralmente várias telhas com uma superfície inferior nervurada com uma espessura de 1,5 a 2 cm. fragilidade excessiva, e as vantagens podem ser atribuídas baixo custo e possibilidade de uso em pequenos fornos.

A crescente demanda dos consumidores por pedras de panificação é devido a vantagens inegáveis ​​como a possibilidade de cozer sem o uso de manteiga, a uniformidade da massa, a total compatibilidade ambiental do processo e a formação de uma crosta crocante e apetitosa.

O último pode ser alcançado graças à propriedade da pedra para absorver a umidade da massa, dando em troca uma grande quantidade de calor. Uso ambientalmente amigável de modelos devido à presença na composição da pedra apenas ingredientes naturais, que não entrem em reações químicas perigosas com alimentos, como é o caso quando cozinhar com óleo.

Além disso, quando o forno é pré-aquecido, a pedra é muito quente, o que leva à criação do efeito do forno no interior do forno. Devido a isso, o tempo de cozimento é significativamente reduzido, e cozimento acaba exuberante, arejado e muito perfumado. As vantagens incluem manuseio fácil e cuidado fácil. Produtos não precisa usar produtos de limpeza, eles lavam bem com água morna e um pano limpo, e também podem ser colocados em uma máquina de lavar louça.

Além disso, a maioria das pedras de padaria é muito forte e tem uma resistência à compressão de 50 MPa, o que corresponde a 50 kg de peso por 1 cm². Os modelos suportam perfeitamente temperaturas até +1500 graus e não têm medo de suas quedas.

O que é isso?

Pedra de assar é uma verdadeira salvação para as donas de casa que usam fornos com aquecimento irregular. Em tais fornos, um lado do cozimento geralmente queima, enquanto o outro permanece quase cru. Devido à presença de poros microscópicos, a pedra quente pode por muito tempo manter a temperatura desejada dentro do forno, sem levar ao seu aumento.

Como resultado, a massa é cozida uniformemente, a parte inferior não queima, e uma crosta avermelhada se forma no topo. Além disso, os modelos são capazes não apenas de manter uma certa temperatura, mas também de nivelá-la em diferentes partes do forno. Pedra de cozimento é perfeita para fazer pão, pizza, muffins, tortillas, pães pita e baguetes, bem como para assar carne, peixe e batatas.

Quais materiais são feitos de pedra?

Argila e minerais naturais são usados ​​como material para a fabricação de placas de cozimento.

Barro

Pedras de barro ou lajes possuem estrutura mais porosa em comparação com uma pedra natural e absorver a umidade muito melhor. Os produtos são absolutamente seguros para a saúde humana, devido à ausência na composição de impurezas tóxicas e componentes tóxicos. A argila não reage com os produtos, garantindo a absoluta naturalidade e pureza dos pratos cozidos.

A única desvantagem é resistência não muito alta a temperaturas extremas, por causa do que a vida útil dos espécimes de argila é muito inferior à vida dos modelos de pedra natural. Lajes de argila podem ter um revestimento de vidro ou ficar sem ele.

Sua superfície é geralmente uniforme, mas nos últimos tempos os produtos com fundo de alívio começaram a aparecer, contribuindo para a melhoria da circulação das correntes quentes. Existem modelos com imitação de pequenas pedras, nas quais é especialmente conveniente assar pão.

Para a fabricação de placas de cozimento usando dois tipos de argila.

  • Vermelho. Tem um preço baixo, baixo peso e aquecimento muito rápido. As desvantagens dos produtos feitos de barro vermelho incluem fragilidade e uma alta probabilidade de separação quando a água fria entra na superfície em brasa. Neste contexto, não é recomendado polvilhar a cozedura quando utilizar modelos cerâmicos.
  • Chamota. Produtos feitos de argila de chamota, caracterizado por alta durabilidade e longa vida útil. Tais pedras são muitas vezes feitas à mão, o que acaba por aumentar o seu valor. Placas de fábrica estampadas são muito mais baratas e apresentam tons mais claros. Além disso, com o uso constante, a argila escurece visivelmente, o que é um processo natural e de forma alguma afeta a qualidade dos pratos e a durabilidade dos produtos.

A única desvantagem dos modelos de extinção de incêndios é menor porosidade, que pode afetar negativamente a qualidade do fermento e do pão.

Pedra natural

Minerais refratários como arenito e quartzito. Eles são caracterizados por alta porosidade e são capazes de acumular rapidamente e liberar calor por um longo tempo.Além disso, o arenito é uma pedra muito durável e tolera resfriamento e aquecimento. Os modelos deste mineral geralmente têm uma espessura de 1 cm, caracterizada por uma ampla paleta de tons, incluindo branco, fulvo e verde com cores cinza.

O quartzito indiano é um “parente” de arenito, mas em termos de sua densidade e durabilidade é muito superior a ele. Ambos materiais completamente inofensivo e não emitem quando aquecido qualquer cheiro estranho e substâncias nocivas. As desvantagens de ambos os materiais incluem alto custo produtos feitos a partir deles, devido às dificuldades de transporte e processamento de minerais.

No entanto, modelos de minerais mais suaves e duros também são freqüentemente encontrados. granito, mármore e esteatitacom vantagens indubitáveis ​​e desvantagens significativas. Assim, as pedras de mármore têm uma aparência muito atraente e têm a quantidade certa de poros, mas não toleram gotas de temperatura muito bem e são caras.

As pedras de granito mantêm o calor durante muito tempo, mas devido à sua origem vulcânica, podem libertar uma pequena quantidade de substâncias nocivas quando aquecidas. No entanto, sua concentração não é tão crítica, muitos padeiros profissionais usam pedras exclusivamente deste mineral. A esteatite ou a pedra de sabão tendem a aquecer muito rapidamente e aquecem lentamente, mas Tem uma estrutura muito densa, pesa bastante e não tem poros..

Os materiais naturais são muito duráveis, toleram condições de altas temperaturas e alta umidade. No entanto, muitos deles podem revelar-se tóxicos ou alterar o sabor do muffin cozido, portanto, é proibida a seleção independente de pedra para o forno, que deve ser usada apenas com minerais aprovados.

Visão geral dos fabricantes

O mercado moderno de acessórios de cozinha oferece pedras de padaria em um grande sortimento. Entre os produtores, há empresas pequenas e pouco conhecidas e grandes empresas que têm excelente reputação e fornecem ao consumidor produtos duráveis ​​e de alta qualidade. Estes incluem LLC "Pekarsky Stone" de São Petersburgo, que produz modelos sob a marca "Gourmet".

Os produtos da empresa são de alta qualidade de trabalho e preço razoável. Por exemplo, o modelo mais orçamentado feito de rocha vulcânica pode ser comprado por apenas 1.650 rublos. O produto está disponível nos tamanhos 38x28x1 cm e pesa 2,4 kg.

Graças ao seu tamanho compacto, a pedra é perfeita para fogões comuns com fornos a gás ou eletricidade. Qualquer coisa pode ser preparada nas pedras “gourmet”, desde pães e tortas até vegetais recheados e pratos de carne.

Nenhum fabricante menos famoso é a empresa. Weberproduzindo pedras de padaria redondas e retangulares. Entre o sortimento pode ser observado um modelo de forma arredondada destinado ao fabrico de pizza e custando 4999 rublos. O produto é equipado com alças confortáveis ​​e revestimento antiaderente., permitindo preparar com a quantidade mínima de óleo ou sem ele.

Como escolher?

Ao escolher uma placa de cozimento, antes de tudo você deve se concentrar em sua espessura. Para uso não profissional, é melhor comprar um produto com uma espessura de 1,5-2 cmque permitirá assar produtos de panificação e cozinhar carne, peixe e outros pratos.

Se a pedra é comprada exclusivamente para pizza, então você pode optar por um modelo redondo, mas se você pretende usá-lo para cozinhar vários pratos, então é mais racional para comprar uma opção retangular. Quanto ao tamanho da pedra, suas dimensões devem ser 3-4 cm menores que a área interna do forno. Isso fornecerá a folga necessária perto das paredes e contribuirá para a circulação adequada de ar quente.

Um critério importante para a escolha da placa de cozedura é a sua porosidade. Então, se o modelo é comprado para assar pão e muffin, então é desejável que ele tenha uma superfície mais porosa, mas assados ​​doces, cheesecakes e rolos de carne podem ser assados ​​em amostras mais densas. Para a fabricação de pizza é melhor escolher um produto com uma espessura de 1-1,5 cm, o que contribuirá para um aquecimento mais rápido do material e reduzirá significativamente o tempo de cozimento.

Além de pizza, em pratos finos você pode assar pães pita, khachapuri e produtos feitos com massa fresca ou folhada. Ao escolher uma pedra de cozimento, você deve saber que modelos mais duráveis ​​são equipados com pernas angulares ou longitudinais. A presença de um espaço de ar entre a panela e a placa de cozimento elimina o choque térmico do material, o que aumenta significativamente a vida útil do produto.

Além disso, antes da aquisição, você deve se familiarizar com o certificado de conformidade, confirmando a pureza das matérias-primas e a ausência de impurezas nocivas na composição da pedra.

Operação e Cuidado

Para que a assadeira sirva por muito tempo, é necessário seguir uma série de regras simples.

  • Antes de começar a usar uma pedra nova, você precisa colocá-lo no forno e calcinado a +250 graus. O tempo de calcinação depende da espessura do modelo, em média, é de 30 min / cm. Depois que a pedra foi calcinada, o forno deve ser desligado e aberto, permitindo que o mineral esfrie naturalmente.
  • Use a pedra deve estar "seca" processá-lo com óleo vegetal não é recomendado. Caso contrário, o filme de óleo vai apertar os poros, a liberação de calor pode ser perturbada. Se necessário, a superfície da pedra pode ser preenchida com farinha ou colocada com papel manteiga, e carne e peixe podem ser preparados envoltos em papel alumínio.
  • Em nenhum caso as pedras devem ser expostas a mudanças bruscas de temperatura, tirando do fogão e colocando-o sob uma corrente de água fria. O produto deve esfriar gradualmente, caso contrário, ele se tornará quebradiço e quebrará rapidamente. O mesmo se aplica ao seu aquecimento: em caso algum deve ser colocada uma pedra fria num forno já aquecido. Aqueça e deixe esfriar somente com o forno. Além disso, também é impossível colocar uma pedra molhada em um forno pré-aquecido.
  • Entre a assadeira e a parte de baixo do forno Deve haver um espaço de ar, por isso não coloque o produto no fundo. Se necessário, coloque-o em uma grade e coloque-o no nível mais baixo possível.
  • Para colocar o pão Você deve usar uma pá especial, que geralmente vem com uma pedra.

Quanto ao cuidado da placa de cozimento, inclui fricção regular de produtos de barro com um pano úmido e lavagem de modelos de pedra natural em água morna. Modelos de limpeza usando produtos químicos domésticos são proibidos. Para sujeira pesada, uma escova macia pode ser usada.

Para obter informações sobre como usar a pedra de cozimento, consulte o vídeo a seguir.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento