Caldeirões

Fornos para caldeirões: tipos, critérios de seleção e características de instalação

Fornos para caldeirões: tipos, critérios de seleção e características de instalação

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. Funcionalidades
  2. Espécie
  3. Como escolher?
  4. Top models
  5. Dicas de operação
  6. Regras de instalação

A culinária oriental, especialmente caucasiana, faz uma impressão verdadeiramente encantadora na maioria das pessoas. Mas para aproveitar, não basta entender as receitas e até ter os pratos apropriados. incluindo um caldeirão. De grande importância e equipamentos auxiliares, que também merecem um estudo cuidadoso.

Funcionalidades

O caldeirão é aquecido uniformemente com uma chama aberta. Isso significa que as paredes e o fundo têm a mesma temperatura do interior. Mas você pode conseguir um bom resultado apenas quando estiver usando um forno de qualidade. Existem fornos estacionários e móveis para caldeirões. O primeiro tipo pode ser usado durante todo o ano, e o segundo é principalmente necessário:

  • viajantes;
  • para turistas;
  • caçadores;
  • para os pescadores.

Não se deve pensar que apenas o pilaf é cozido em um caldeirão. Este tipo de prato é amplamente utilizado na culinária de pratos de carne e peixe. Entre eles estão difundidos:

  • guisados;
  • orelha;
  • sopas de vários tipos;
  • conder

      Qualquer destes pratos é muito mais prático para cozinhar em um caldeirão com a ajuda de um fogão, e não em um fogo. O centro fechado é protegido de forma confiável contra o vento, o que permite economizar calor. Na maioria dos casos, os fogões são feitos dobráveis ​​e equipados com pernas removíveis. Este design é conveniente para armazenamento e transporte.

      Externamente, o fogão parece um braseiro redondo.

      Espécie

      Fornos para caldeirões são feitos de metal ou tijolo. Se a escolha for feita em favor da construção de metal, então o aço inoxidável será a solução ideal. Utilize apenas ocasionalmente metal ferroso comum, coberto com tinta resistente ao calor. Mas esse design não é muito perfeito e não dura o suficiente.

      O tipo mais simples de fogão é fornalha em forma de cilindro. Faz uma abertura para o carregamento de ranhuras de combustível e fumaça. Um caldeirão é colocado no topo e cerca de 60-65% dos contatos inferiores diretamente com o fogo.

      Se o fogão mais leve para um caldeirão é necessário, então prefira tripé. Para fabricá-lo, basta dobrar o tubo de metal em um círculo e soldar ou aparafusar as pernas. Este é um excelente produto móvel, no entanto, o aquecimento uniforme das paredes nem sempre é assegurado.

      Vamos considerar mais detalhadamente as características dos fogões de:

      • metal;
      • tijolos;
      • barro

      Estruturas metálicas:

      • são relativamente baratos;
      • instalado sem problemas;
      • não crie dificuldades ao usar;
      • pode ser deformado com intenso estresse mecânico.

      Fornos de tijolo tem seus pontos positivos. É essa opção que melhor se adapta aos cânones adotados na Ásia Central e na Transcaucásia. O tijolo mantém perfeitamente o calor, permite o uso de caldeirões volumosos e pesados. No entanto, fabricar tal forno é difícil e, portanto, é muito caro.

      Produtos de argila mais simples do que outros e têm dimensões relativamente modestas, enquanto a sua séria desvantagem é a força insatisfatória.

        Os projetos de chaminés e chaminés têm propriedades conflitantes. Por um lado, essas adições tornam a queima mais estável e melhoram o resultado culinário. Por outro lado, o forno torna-se mais pesado e, até certo ponto, perde mobilidade.

        Algumas versões de fornos para um caldeirão funcionam com combustível de gás. Estamos falando, por exemplo, do forno Kotlin TG-38 (12 litros em volume) e TG-48 (22 litros em volume).

        As vantagens dos focos de gás são:

        • falta de fuligem;
        • sem fumaça;
        • facilidade de start-up;
        • facilidade de mudar o modo de operação.
        Kotlin TG-38
        Kotlin TG-48

        Existem tagans de gás. Um exemplo de tal projeto é o TG-26. Ele foi projetado para produzir um dispositivo móvel e relativamente poderoso de desempenho portátil. O modelo TG-26 é mais adequado para caldeirões com capacidade de 6 a 8 litros, mas, em princípio, você pode usar pratos com capacidade de 10 a 12 litros. Seus principais parâmetros são os seguintes:

        • diâmetro de plantio - 0,26 m;
        • peso com um queimador - 9,4 kg;
        • altura com pernas - 0,72 m.

        Também trabalhando em modelos de gás TG-38 e TG-48. Os tagans de gás podem ser usados ​​tanto na rua como em locais especialmente preparados. Mesmo caldeirões de ferro fundido podem ser usados ​​sem problemas em tais focos - a base é bastante forte. Os fornos em si também podem ser feitos de ligas de ferro fundido. Eles permitem que você economize combustível, porque a lareira aquece muito rapidamente e esfria lentamente.

        O peso significativo do ferro fundido também é uma vantagem. Graças a isso, a estabilidade da estrutura é garantida. Outra propriedade de produtos de ferro fundido também é importante - eles enferrujam mais fracos que os feitos de aço. O ferro fundido é muito resistente ao calor e não queima. A partir dele pode fazer diferentes no design de aparência, que servem por um longo tempo.

          Quanto às chaminés, elas são divididas em 3 grupos principais:

          • tubo;
          • grelha;
          • cortes triangulares no topo do cilindro, de tamanho insignificante.

          Entre os fornos de rua para o caldeirão, os mais difundidos são os produtos quadrados de metal com chaminés de tubos. Eles são feitos principalmente de chapas de aço. Tais formas como:

          • cilindro;
          • prisma retangular;
          • prisma quadrado;
          • prisma hexagonal (menos frequentemente com ainda mais facetas).

          Como escolher?

          Na maioria dos casos, será correto equipar o fogão com uma chaminé. É usado para reduzir a fumaça ao redor da lareira. Tal problema é bastante solucionável se o tubo estiver alto e o empuxo for bastante intenso. Quanto à espessura das chapas de aço, basta 3 mm. Essas folhas permitem:

          • não fortaleça a estrutura;
          • não tenha medo de queimar;
          • garantir a facilidade de mover o forno.

          Se você planeja usar um caldeirão com um volume de 10 a 20 litros, você pode escolher uma altura de fogão para um adulto. Para caldeirões mais pesados, esses focos altos não são mais adequados.

          As construções de agachamento são menos convenientes, mas são caracterizadas por maior estabilidade.

          Independentemente da altura do fogão, vale a pena prestar atenção ao material de que é feito. Estruturas de tijolos bastante populares podem não ser apenas um suporte para um caldeirão, mas também um complexo completo, incluindo:

          • fumeiro;
          • grelha;
          • braseiro;
          • muitos outros itens.

          Claro, isso não é uma solução barata. No entanto, suas qualidades justificam plenamente o custo significativo. Mas fornos de tijolos devem ser abandonados se o ponto importante for a mobilidade da lareira.

          Por outro lado, suas vantagens podem ser consideradas beleza e funcionalidade externas. Claro, comprar uma lareira de tijolos no sentido usual da palavra não funcionará - ela terá que ser construída. A construção leva algum tempo, embora não seja muito longa.

          Quanto aos fogões de metal, ao escolher entre suas modificações, deve-se prestar atenção em:

          • valor total;
          • espessura da parede;
          • o tipo de metal que é usado em um caso particular.

          Fornos de metal são desempenho estacionário ou móvel. O primeiro tipo deve ser escolhido se a elegância externa e a vida útil forem mais importantes. O segundo tipo é recomendado quando você planeja ir frequentemente em piqueniques, caminhadas, pesca. Se é a mobilidade que mais importa na hora de escolher, vale a pena abandonar fogões de ferro fundido. Mas suas contrapartes de aço para mover-se mesmo sem nenhum transporte são bem possíveis.

          No entanto, devemos entender que tudo tem seu lado negativo. Os fornos de aço mais leves freqüentemente queimam em pouco tempo. Particularmente para temer isso, no entanto, não deveria ser. Afinal, os produtos móveis são usados ​​principalmente em campanhas. Se este for o caso, e os fogões não estão tentando ser usados ​​como utensílios básicos de cozinha em casa, não haverá problemas.

          Muitas vezes eles perdem outro ponto - a seleção do forno para o tamanho do caldeirão. Deve ser feito um furo do diâmetro apropriado. Portanto, primeiro você deve comprar um ou mais caldeirões e procurar uma lareira adequada. Idealmente, você deve comprar todos os produtos em um só lugar, porque eles geralmente vendem modelos compatíveis lá. Em qualquer caso, é útil o interesse em detalhes e nuances específicos.

          Não tenha medo de fazer perguntas aos vendedores sobre as principais características de um determinado forno. Pelo contrário, se os mercadores claramente evitam respostas, você deve ser cauteloso.

          Entre todas as lojas são mais adequadas vendendo fogões e caldeirões do fabricante. Eles estabelecem preços mínimos e raramente vendem produtos não confiáveis.

          Ao avaliar um ponto de venda, deve-se também prestar atenção à abrangência da gama, a qualidade das descrições do produto.

          Voltando aos fornos, vale ressaltar que os produtos siderúrgicos e de ferro fundido devem ter pernas. Chama, localizada acima do solo, aquece melhor os pratos. A mesma circunstância permitirá não recuar mais uma vez.

          Comprar um fogão feito de folhas de metal mais finas que 2 mm não faz sentido. Eles vão muito em breve queimar, ou afundar sob carga.

          Top models

          Uma boa escolha, além dos fornos da série TG, que já foram discutidos, será o modelo MS-13. Este produto desmontável com uma fornalha de 0,4 m no exterior e 0,245 m no interior. O corpo principal é montado a partir de uma folha de 3 mm de espessura. A massa total da estrutura atinge 17 kg.

          Uma boa alternativa pode ser o modelo Grilever Berel 360. Os parâmetros deste produto são os seguintes:

          • compatibilidade com caldeiras até 8 l;
          • chaminé desmontada;
          • caixa de cinzas, em paralelo executando a função de um soprador;
          • espessura da caixa - 3 mm;
          • revestimento de tinta resistente ao calor, projetado para temperaturas de até 700 graus.

          Caldeirões mais espaçosos (até 16-25 l) podem ser aquecidos no fogão MO-25. As paredes dessas lesões são duplas e a chaminé também é necessariamente usada. Conforme declarado pelo fabricante, este dispositivo pertence à categoria premium. Paredes duplas dão outra vantagem - a probabilidade mínima de queimaduras. Uma válvula especial instalada na chaminé ajudará a ajustar precisamente a saída de calor da chama.

          O forno Rocket-3 funciona com combustível sólido. O intenso suprimento de ar para a câmara de combustão cria um forte ruído, devido ao qual um nome tão atípico foi dado. A seção horizontal do tubo facilita o carregamento de lenha e aumenta a segurança do uso do dispositivo como um todo. A espessura das paredes de aço atinge 2 mm. O kit inclui um par de bases para copos.

          Dicas de operação

          Qualquer que seja o fogão para um caldeirão pode ser adquirido, ao usá-lo você precisará de:

          • limpe o carbono das paredes internas;
          • soco camadas de fuligem na chaminé;
          • limpe esses bloqueios;
          • Remova regularmente as cinzas da fornalha e da grelha.

              Antes de iniciar a estufa, terá que aquecer adequadamente. O fato é que nas fábricas dentro do produto é aplicado um revestimento protetor de transporte, que deve ser queimado. Mas mesmo que a lareira seja feita de tijolos, ela ainda terá que ser acesa. Isso permitirá:

              • finalmente secar os tijolos crus;
              • aumentar a força da solução definida;
              • garanta a secura perfeita ao trabalhar.

              É categoricamente inaceitável usar lenha em fornos projetados apenas para o uso de carvão.

              Mas mesmo que o uso de lenha seja permitido, eles não podem ser inflamados com gasolina, querosene e outras substâncias inflamáveis. Daqui uma conclusão: é necessário aplicar só toras secas sem defeito.

              E mais algumas regras importantes:

              • Não queime lixo doméstico, grama, folhas, caules de plantas secas e coisas semelhantes em um caldeirão;
              • Não despeje água para apagar lenha ou carvão;
              • Não tente substituir este forno por dispositivos de aquecimento de pleno direito, acendendo um grande incêndio.

              Regras de instalação

              Não importa o quão cuidadosa seja a escolha do produto e não importa o quão bem tratado seja, uma instalação ruim pode arruinar tudo. Uma vez que os fogões estacionários devem antes de mais nada criar um bom humor, devem ser ajustados somente onde a aparência vencedora se abrirá.

              Na ausência de experiência suficiente, é melhor recorrer imediatamente aos profissionais. O menor erro pode ser extremamente perigoso!

              Se o fogão tem uma chaminé larga, então é colocado ao ar livre: ou na parte livre da conspiração de jardim, ou no sítio abaixo de uma vertente. Recomenda-se que os produtos com um canal estreito para despejar fumaça sejam montados em:

              • mandris;
              • casas de churrasco;
              • cozinhas de verão;
              • varandas;
              • nos terraços.

                A passagem da chaminé através de qualquer telhado é permitida apenas com uma extensão de tubo especial. Se o forno for colocado ao ar livre, você também deve prestar atenção a:

                • rosa dos ventos;
                • perto de árvores e arbustos;
                • edifícios próximos.

                A fumaça não deve entrar na sala de estar. Instalar um braseiro diretamente sob as árvores ou arbustos seria uma má ideia. Mesmo se eles não pegarem fogo, um foco similar devido ao calor excessivo e fumaça pode prejudicar as plantas.

                Mas apenas escolher o lugar certo não é suficiente. Fogões pesados ​​de ferro fundido devem ser colocados em fundações sólidas, caso contrário a subsidência é inevitável. A melhor opção quando se instala um forno estacionário para um caldeirão é considerada uma fundação de betão armado com uma espessura mínima de 0,1 M. Vários materiais decorativos são colocados sobre eles.

                By the way, não é necessário usar apenas um material decorativo.

                    A combinação de várias opções pode não parecer menos vantajosa. Você pode colocar a lareira em pisos de madeira, você só tem que cobri-los com materiais resistentes ao fogo.

                    Fogões de churrasco devem ser colocados o mais longe possível de:

                    • Estoques de substâncias facilmente inflamáveis;
                    • estruturas e itens com alta condutividade térmica;
                    • itens que suportam a combustão.

                    Os requisitos de segurança contra incêndios também indicam que a extração de fumaça deve ser realizada com muito cuidado. Ao instalar fogões nos gazebos para eles, eles fazem uma única fundação para eliminar mudanças em relação uns aos outros. Os focos externos protegem do clima com a ajuda de revestimentos impermeáveis ​​especiais. Todas as partes metálicas do conjunto são instaladas somente após a solução ter secado completamente. Deve haver pelo menos 72 horas entre o final da instalação e o início da operação do forno.

                    Sobre os prós e contras de diferentes fornos para caldeirões, veja o seguinte vídeo.

                    Escreva um comentário
                    Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

                    Moda

                    Beleza

                    Relacionamento