Acessórios de cozinha

O que é um jazz e como ele difere dos turcos?

O que é um jazz e como ele difere dos turcos?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Um pouco de história
  2. O que é um jazz?
  3. Opções de produção
  4. Como escolher?
  5. Turk e jazz - a mesma coisa?
  6. Lealdade à tradição

Nos últimos séculos da existência humana, o café tornou-se parte integrante da vida de quase todos nós. A fim de preparar adequadamente e com precisão esta deliciosa bebida, muitos vasos e acessórios diferentes foram inventados. Os mais populares são o turco eo jazz, hoje vamos examinar suas principais diferenças.

Um pouco de história

Navio com um nome incomum ibrik chamou os primeiros utensílios para fazer café. Em essência, isso é apenas um belo jarro. Seu nariz comprido é adequado para despejar líquido quente, e o design em si é excelente para transportar longas distâncias em sacos. Normalmente os ibriks não se fizeram grandes - o seu volume não excedeu 300 ml. Mas nada impedia que eles tivessem tamanhos grandes, já que eles poderiam ser usados ​​para armazenar água.

Substituiu-os dalla. Ela se tornou popular durante a importação de café na Arábia. Naqueles anos, ele deixou de ser considerado uma bebida de plebeus e entrou com confiança na dieta de pessoas ricas.

É por isso que dalla, embora também fosse um jarro comum, parecia muito mais rico, mais pitoresco, mais luxuoso.

Ibrik
Dalla

Suas principais diferenças foram o padrão perseguido e o próprio material - metal em vez de argila. Além disso, o dalla era usado exclusivamente para café e não para água. Gradualmente, começou a fazer uma forma de cone, e assim se tornou o jazz, ao qual estamos todos acostumados hoje.

Depois de algum tempo, outro dispositivo interessante foi inventado - coador. Por isso, foi chamado pelo inventor (padre francês) da palavra percolare - “seep penetrar”. Toda a estrutura consistia em duas partes e funcionava de forma bastante simples. Na tigela superior, nas paredes das quais foram feitos buracos, eles despejaram café moído e derramaram água fervente sobre ele abundantemente. O líquido penetrou no recipiente inferior já saturado, isto é, na forma de uma bebida deliciosa, revigorante e aromática.

Dalla
Coador

O que é um jazz?

Esta palavra bastante exótica do turco se traduz como "Carvão quente". Um nome tão bonito foi cunhado para um recipiente que ajuda a preparar grãos de café moídos. Marroquino ou qualquer outro jazz clássico representa uma embarcação oblonga com paredes grossas, um fundo muito largo e com um longo cabo, possivelmente de madeira.

De acordo com as tradições, este dispositivo é feito de cobre, e dentro dele é coberto com uma lata especial, segura para o corpo humano. O fato é que o próprio cobre como material de fabricação, quando aquecido, afeta negativamente o corpo humano. É por isso que você tem que colocar outra camada no lado de dentro.

Este metal é bom condutor de calor e durável o suficiente em operação. Antes de fazer café, verifique se o revestimento interno está em ordem: se o cobre é visível lá, então o cezve não pode ser usado. Às vezes, em modelos mais caros, o revestimento interno é feito de prata.

Tal variação de fato tem propriedades benéficas devido a íons, mas tal produto não só será mais caro, mas também achará isto não tão fácil.

Opções de produção

Como mencionado acima, na maioria das vezes O Cezve é feito de cobre extrudido, mas às vezes o forjamento também é usado.. A primeira opção permite que você faça as paredes de cezve mais finas, e no segundo caso, as paredes são mais grossas. As paredes finas da embarcação tornam o processo de tornar a bebida mais rápida, no entanto, a vida útil do café diminui e a qualidade do café se deteriora. O modelo forjado implica um aquecimento mais uniforme e uma longa vida útil. Na maioria das vezes é mais caro, mas muito bonitos cezves, suas paredes são decoradas com esculturas, e as alças são feitas de madeira durável.

De acordo com a tradição, esses recipientes de paredes espessas eram usados ​​para fazer uma bebida aromática na areia. Para isso, os últimos, junto com os pedregulhos, foram aquecidos para produzir uma massa incandescente e colocar um cezve por cima. Assim, houve um ótimo café, que hoje não pode ser feito nem na melhor máquina de café.

Para os amantes de café novatos que querem preparar esta bebida aromática em um cezve, você pode escolher produto de quartzo. Quartzo de montanha permite que você faça as paredes completamente transparentes. Assim, você pode sempre notar a tempo quando a água começa a ferver e desligue o fogo, de modo a não estragar o sabor do café e não manchar o fogão. Além disso, esta versão do desempenho parece muito bonita e incomum. À primeira vista, parece até que o produto é feito de vidro, mas ao mesmo tempo é resistente a altas temperaturas.

Há também opções para fazer cezve da argila chinesa. No entanto, esse desempenho é menos comum que todos os outros. Entre as vantagens desta opção está a estrutura heterogênea da argila, que permite saturar ainda mais o café com oxigênio. O aroma da bebida fabricada neste recipiente é verdadeiramente rico e muito agradável.

Se você estiver procurando por um dzhezva, mas você não pode decidir sobre o material, então pegue qualquer coisa, exceto aço inoxidável. Isso, talvez, durará mais, mas afetará negativamente o sabor da bebida. O café, mesmo o mais caro e delicioso, quando estiver fermentando, adquirirá o sabor do metal.

Como escolher?

Ao escolher um cezve, você deve seguir as seguintes recomendações.

  • Precisa prestar atenção à caneta. A melhor opção é um modelo removível, em cujo caso você pode não apenas limpar melhor toda a estrutura, mas também substituir a alça se ela for desconfortável.
  • Quanto ao volume, você não deve escolher muita capacidade, a menos, é claro, que você não espere preparar ao mesmo tempo uma grande quantidade de café. Para preparar uma porção de bebida aromatizada, não mais do que cento e cinquenta mililitros é suficiente. E a maioria das receitas de café para esses volumes e calculados! Mas se você tem uma família grande e todo mundo quer café da manhã, então você pode comprar com segurança uma embarcação de 0,5 litro.
  • Se você escolher a forma do produto, os modelos em forma de cone com um pescoço fino são perfeitos para uso contínuo. Isto é conveniente e prático, uma vez que esta configuração permite aquecer rapidamente a água e o café preparado arrefece lentamente.

Além disso, este design preserva perfeitamente o aroma da bebida.

Turk e jazz - a mesma coisa?

Turk é o nome de um cezve que criou raízes em nossa área.

Como o nome original era difícil de pronunciar para falantes nativos de russo, eles começaram a chamar esse dispositivo, concentrando-se em onde trouxeram a tradição de beber café para nós. Neste caso, o método turco tradicional de fabricação de cerveja também se destina - em areia e seixos.

Na maioria das vezes, na fabricação dos turcos, a preferência não é o cobre, embora tais opções também estejam presentes.

A maioria nas lojas desses produtos da cerâmicaeles são comuns e baratos. Existem também produtos de latão. Claro, você pode encontrar as versões clássicas de aço inoxidável, argila e cobre. Tanto a forma como o volume podem variar.

Apesar das semelhanças, algumas diferenças entre os pólos e o turco ainda estão presentes, já que este último é mais adaptado às necessidades e exigências do homem moderno. Jezva tradicionalmente tem um pescoço estreito, enquanto os turcos têm um funil. Mas em sua funcionalidade ambas as opções são consideradas idênticas.

Lealdade à tradição

Coffee Turk ou jazz, como era originalmente chamado, por muitos anos já ocupa um lugar de honra na cozinha do amante de uma bebida saborosa e aromática. Com o passar do tempo, novos cafés foram trazidos, novas receitas para a sua preparação apareceram, unidades modernas para a fabricação da bebida foram criadas. No entanto, apesar das soluções e tecnologias alternativas modernas, Turk ainda está em demanda e amado.

Um grande número de apreciadores de café se recusa a aceitar qualquer outro dispositivo e ainda prepara sua bebida preferida em um belo copo de cobre.

Eles estão totalmente confiantes de que o melhor café só pode ser obtido quando se usa turcos de alta qualidade e, portanto, não mudam a tradição.

Para aprender a fazer café no Turk corretamente, veja o próximo vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento